Na tarde desta quarta-feira (3), um acidente com o Elevador da Glória, um pequeno bonde que circula pelas ruas de Lisboa, em Portugal, descarrilhou e causou a morte de 15 pessoas. O governo português decretou luto nacional que será cumprido nesta quinta-feira(4), em respeito as famílias das vítimas
De acordo com informações repassadas por Margarida Castro Martins, diretora do serviço municipal de Proteção Civil Lisboa, dois dos feridos que estavam no hospital faleceram, elevando o número de mortos de 15 para 17.
Os 18 feridos foram enviados para cinco hospitais, dos quais sete graves e 12 ligeiros. Foram transportados oito feridos para Santa Maria, cinco para São José , três para São Francisco Xavier, um para hospital de Cascais e dois para o Hospital da Amadora-Sintra. Dos feridos, 12 são mulheres e sete homens e têm idades compreendidas entre os 24 e 65 anos, entre eles uma criança de três anos.
“Há mais quatro feridos ligeiros que se deslocaram por meios próprios ao o Hospital São José, totalizando 23 feridos”, disse a responsável, referindo, depois, que dois feridos acabaram por morrer durante a madrugada.
O Elevador da Glória é gerido pela empresa municipal Carris, o Elevador da Glória liga a Praça dos Restauradores, na região da Baixa, ao Bairro Alto. Com um percurso de cerca de 265 metros, o bondinho é muito procurado por turistas.
De acordo com a Agência Lusa, a Unidade de Gestão de Crises do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) informou que não estão confirmadas as nacionalidades das vítimas, mas que entre elas “há vários sobrenomes estrangeiros”, além de portugueses.
De acordo com nota emita pelo Itamaraty, até o momento não há registro de vítimas brasileiras, mas manifestou pesar pelo acidente e afirmou que “o governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo de Portugal”.
O Consulado-Geral brasileiro em Lisboa permanece à disposição para prestar assistência aos cidadãos brasileiros e familiares por meio do plantão consular (+351 962 520 581).
Foto: Reprodução