Conexão Amazônica
GERAL

ACNUR realiza doação de suprimentos para pessoas refugiadas e migrantes no Acre

Publicidade

Itens doados buscam suprir as necessidades imediatas de cerca de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade

Itens são destinados principalmente às pessoas refugiadas e migrantes acolhidas em casas de passagem no Acre. Foto: Cáritas/Divulgação

Publicidade

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em parceria com a Cáritas Articulação Noroeste e Pastoral do Migrante, forneceu assistência emergencial principalmente a refugiados e migrantes acolhidos em quatro casas de passagem do estado do Acre, visando atender às necessidades imediatas das comunidades deslocadas à força presentes na região.

Foram doadas fraldas infantis, lâmpadas solares, redes mosqueteiras, mochilas, capas para colchão, kits de higiene individual e kits familiares de limpeza, essenciais para garantir condições dignas e acesso às necessidades básicas nas casas de passagem e outros espaços, localizadas nos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Rio Branco.

Em recente missão ao estado do Acre, o escritório de campo do ACNUR constatou, junto a diversas autoridades e entidades parceiras, as crescentes necessidades básicas da população refugiada e migrante que é acolhida nas casas de passagem. A doação do ACNUR busca complementar os esforços da rede local e espera atingir até 500 pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Desde 2022, o ACNUR vem acompanhando a situação no Alto Acre, promovendo visitas de campo, bem como capacitações e doações de itens diversos para a rede de atendimento local. Com essa iniciativa,

ACNUR, Cáritas e Pastoral do Migrante reforçam o compromisso conjunto de fortalecer a proteção de pessoas refugiadas no Acre, garantindo que a dignidade e os direitos fundamentais de todos sejam preservados”, diz Laura Lima, chefe do escritório do ACNUR em Manaus.

A Cáritas e a Pastoral do Migrante têm atuado no recebimento e divisão das doações entre os diferentes espaços, assegurando a eficiência na distribuição dos suprimentos. “A união de esforços é crucial para enfrentarmos os desafios humanitários em curso”, afirma Aurinete Brasil, representante da Cáritas Articulação Noroeste e Pastoral do Migrante.

O ACNUR reafirma seu compromisso com as ações locais, tanto do Estado como da sociedade civil, para identificar necessidades e fornecer assistência às populações em deslocamento forçado.

Publicidade

Leia mais

STF determina exigência de comprovante de vacina para entrar no país

elayne

BBB21: Viih Tube dá bronca em Thaís após sister ir atrás de Fiuk: ‘Para de ser trouxa’

elayne

Projeto Malha Fina automatiza análises de contas feitas pela CGU

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais