Conexão Amazônica
GERAL

Ações do ‘Scratch Day’ promovem linguagem de programação em toda a rede municipal de ensino

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 19/5, a abertura das ações do “Scratch Day” em toda rede de ensino. O evento ocorreu no hall da sede do órgão, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A atividade tem o propósito de mobilizar e divulgar a linguagem de programação entre os diversos públicos e ambientes.

O “Scratch Day” está inserido no calendário anual da rede municipal de ensino, bem como no plano de governo. Além disso, também é um evento mundial incentivado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Media Lab), envolvendo a linguagem de programação, além de disseminar o uso do Scratch e desenvolver a fluência computacional e da computação criativa por pessoas de diversas idades.

Publicidade

Anézio Mar, diretor do Departamento de Gestão de Educacional (Dege), afirmou que a atual gestão prioriza as ações pedagógicas, relacionadas à área de tecnologia nas escolas municipais.

“O prefeito David Almeida e também a nossa secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, estão muito felizes com essa ação, porque isso é um sonho educacional. Em nossas escolas temos esse material tecnológico e de robótica. Cada dia mais dentro da Semed, nós estamos qualificando a educação municipal de Manaus”, comentou.

Conceito

O scratch é uma linguagem de programação que utiliza blocos lógicos para desenvolver a criação de histórias, jogos e animações. Segundo o gerente de Tecnologias Educacionais da Semed, Antônio Queiroz, a rede municipal de ensino tem possibilitado novas experiências aos estudantes, por meio desse software educacional.

“O ‘Scratch Day’ é realizado em todos os continentes do mundo e Manaus é uma das cidades no mundo que mais promove ‘Scratch Day’. Essa ação tem toda uma filosofia de como o professor deve usar os recursos tecnológicos digitais. Sendo usado para que o aluno produza conhecimentos. Assim, o aluno pode aprender de forma dinâmica e mais de 200 escolas utilizam o ‘Scratch’ nos seus Centros de Tecnologias Educacionais”, detalhou.

Oficinas

Neste ano, a temática do “Dia do Scratch” no Brasil é “As cem linguagens da criança”. Inspirados por esse tema, alunos de escolas convidadas promoveram oficinas, com jogos, narrativas, animação, atividades de robótica e programação. As sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) estavam representadas na atividade.

A estudante do 5° ano, Fabiane Vicente, 10 anos, da escola municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, representou a DDZ Sul, com um Robô feito de materiais recicláveis.

“Essa ação é super legal, porque a gente brinca e aprende a mexer na tecnologia ao mesmo tempo”, disse entusiasmada a aluna.

O professor e coordenador do Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), Leandro Guimil, da escola municipal Lírio do Valle, estava responsável pela oficina representante da DDZ Oeste. O educador apresentou trabalhos com Robô Kids, relacionados à programação e robótica, além da reciclagem de lixo eletrônico.

“O aluno que tem potencial se desenvolve com as atividades extraclasse e fica mais ativo, se interessando mais pela escola. Por isso temos que incentivar atividades de tecnologias”, afirmou o professor.

— — —

 Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed

Publicidade

Leia mais

Em parceria com o Lar das Marias, Shopping Ponta Negra oferece programação especial do Outubro Rosa

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus inicia 2ª edição da Competição de Ideias ‘Inovathon’

elayne

Prefeitura e SPU alinham regularização na Colônia Antônio Aleixo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais