Conexão Amazônica
GERAL

Adaf conclui treinamento de servidores recém-empossados que atuarão em Manaus e no interior

Publicidade

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) encerrou, nesta quarta-feira (15/07), o treinamento de nivelamento dos novos servidores estatutários. Durante dois dias, a turma de recém-empossados recebeu orientações sobre o funcionamento e programas da agência, da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal e Sustentável (Idam).

Por conta dos protocolos adotados para prevenção da Covid-19, os 134 aprovados já convocados para fortalecer o setor primário, foram distribuídos em três turmas tanto para a posse quanto para o treinamento. Com a finalização dessa etapa, os servidores estão aptos para entrar em exercício e fortalecer as atividades voltadas para a sanidade animal e vegetal, na capital e no interior.

Para o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a entrada dos novos concursados é um momento histórico para a agência e para o setor primário no Amazonas. “Essas turmas vão atuar e fortalecer o trabalho nas nossas unidades locais de sanidade animal e vegetal, na execução das ações de defesa animal, defesa vegetal, inspeção de produtos de origem animal, cadastro de revendas e fiscalização de agrotóxicos, que são os quatro pilares técnicos dos nossos servidores nas unidades locais dos municípios, onde a Adaf tem atuação”, observou.

Com o reforço de pessoal, seis municípios (Anamã, Borba, Itamarati, Japurá, Jutaí e São Paulo de Olivença) passam a contar com os serviços da agência, que agora atende presencialmente 51 cidades. “Essa ampliação vai dar mais oportunidade à sociedade, aos produtores rurais de terem acesso aos serviços oferecidos pela Adaf”, completou Alexandre.

O secretário estadual de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, ministrou uma palestra para os novos servidores e destacou pontos como o Plano Safra, o Produzir Amazonas e outros programas do Governo do Estado voltados ao setor primário. “A partir de agora, esses profissionais estão aptos para irem a campo e exercerem na sua plenitude a sua missão, prestando relevantes serviços públicos para o cidadão, para o produtor rural”, afirmou.

A fiscal agropecuária e médica veterinária Eloísa Soares Maciel avaliou que o treinamento foi uma oportunidade não apenas de se familiarizar com as atividades da Adaf e do Sistema Sepror, mas com a realidade do próprio estado. “Vim do Tocantins, não conhecia o Amazonas, e esse momento foi muito útil para conhecer a agência, que achei muito bem organizada, e também para ter uma noção do setor primário no estado”, disse.

Fotos: Arthur Castro (Secom) e Tizziana Barbosa (Sepror)

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza ações em apoio ao ‘Outubro Rosa’ no IMMU

elayne

Bumbódromo dispõe de 4.516 lugares para setores privados

elayne

Futuros moradores do Cidadão Manauara vão fazer vistoria nos apartamentos com a Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais