Conexão Amazônica
GERAL

Adaf vai levar experiências do Amazonas a evento nacional sobre educação sanitária em defesa agropecuária

Publicidade

Oficina a ser realizada em Brasília terá exposição de experiências de agências de defesa agropecuária de todo o país

Com a expectativa de participar da construção do planejamento estratégico do Programa de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) levando as especificidades do Amazonas para a discussão, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) participará de um evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, de 16 a 18 de novembro.

Publicidade

A 1ª Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária prevê debater, entre muitos temas, a colaboração interagências para fomento e execução da educação em saúde única; apresentação de um projeto de gestão para educação e comunicação em defesa agropecuária; e a elaboração de um planejamento estratégico e definição de um sistema de gestão para a educação sanitária.

A representante da Adaf no encontro será a médica veterinária Paula Araujo, coordenadora do Núcleo de Educação Sanitária da agência. Ela destaca que a educação sanitária em defesa agropecuária abrange ações em todos os níveis de saúde: animal, humana, vegetal e ambiental.

“No Amazonas, há uma enorme diversidade cultural, social, econômica e ambiental. São muitas realidades dentro de um único estado. Não poderíamos ficar de fora dessa construção tendo tantas particularidades. Participar efetivamente dessa construção é garantir que esse planejamento nacional também inclua o contexto do Amazonas”, destaca.

A programação da oficina inclui a exposição de experiências de educação sanitária das agências de defesa agropecuária de todo o país, tendo um palestrante por região. O Norte será representado pela engenheira agrônoma Sandra Teixeira, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), com quem servidores da Adaf se reuniram, na última semana, para alinhar o conteúdo que será exposto no evento nacional.

Paula reforça que, apesar de existir o programa de educação sanitária nacional, instituído por instrução normativa vigente desde 2008, não havia um setor específico dentro do Mapa para tratar sobre esse tema, orientar e definir estratégias para os estados.

“A demanda existia, mas não havia, em nível federal, uma construção coletiva. Essa oficina deve começar a construir essas bases”, conclui.

Educação Sanitária em Defesa Agropecuária. FOTOS: Divulgação/Adaf

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Artista Cristoffer Ferreira apresenta série de tutorias no Youtube sobre pintura com materiais alternativos

elayne

Faxina completa: 5 passos para começar 2024 renovado

elayne

Casa perfumada: aromaterapia ganha adeptos ao despertar memórias afetivas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais