Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Adjuto Afonso destaca “Crédito Verde” do Banco da Amazônia direcionado a impulsionar o desenvolvimento sustentável e fortalecer empreendedores

Publicidade

Durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (8/10), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente da Casa Legislativa, destacou a importância do “Crédito Verde”, iniciativa do Banco da Amazônia (Basa) voltada ao financiamento de projetos sustentáveis, geração de energia limpa e fortalecimento da sociobioeconomia na região.

 

O parlamentar convocou aqueles que desenvolvem atividades econômicas no interior e que estão aptos ao crédito para que aproveitem essa facilidade viabilizada pelo Basa. A atuação é focada em microcrédito, agricultura familiar e infraestrutura. A maior parcela dos recursos sai do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) – uma iniciativa federal.

 

Ele, que é defensor histórico do empreendedorismo e da economia sustentável no interior do Estado, ressaltou os avanços da instituição financeira, que destinou R$ 7,7 bilhões a linhas verdes apenas em 2024, com o objetivo de apoiar micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, povos tradicionais e comunidades indígenas.

 

“O crédito verde representa o futuro da nossa economia. É a prova de que é possível gerar renda e desenvolvimento com a floresta em pé, respeitando o meio ambiente e fortalecendo quem vive e produz na Amazônia”, afirmou Adjuto.

 

O deputado destacou que a linha FNO – Amazônia Infraestrutura Verde é uma das mais relevantes entre os programas do banco, por financiar projetos que conectam infraestrutura à sustentabilidade, como abastecimento de água, saneamento básico, energia renovável, compostagem e soluções de armazenamento de energia limpa.

 

“Esses investimentos são fundamentais para melhorar a infraestrutura dos municípios do interior e, ao mesmo tempo, garantir que o desenvolvimento aconteça de forma responsável e sustentável. É esse tipo de iniciativa que precisamos fortalecer com políticas públicas e parcerias institucionais”, destacou o deputado.

 

O parlamentar lembrou, ainda, que o Banco da Amazônia administra uma carteira de crédito de R$ 60 bilhões, tendo como principal fonte de recursos o FNO, e que o objetivo é ampliar a participação do crédito verde nas operações, beneficiando cadeias produtivas sustentáveis em toda a região.

 

Adjuto Afonso encerrou o pronunciamento reiterando seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo sustentável e com o desenvolvimento equilibrado da Amazônia: “A floresta é nossa maior riqueza, e o crédito verde é um instrumento para transformá-la em prosperidade para quem vive dela e a protege. Divulgar essa iniciativa do Banco da Amazônia é incentivar linhas de financiamento sustentáveis e investir no futuro do Amazonas e do nosso povo.”

Foto: Ney Xavier

Publicidade

Leia mais

Manaus entra na contagem regressiva para receber o grupo Soweto

elayne

Tony Medeiros acompanha governador em Parintins e destaca convênio com o Hospital Padre Colombo

elayne

Vereador Elan Alencar vota favorável ao reajuste salarial dos servidores da Saúde de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais