Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍCIA

Adjuto Afonso destaca novamente crise hídrica e novo acordo de certificação entre UEA e Inmetro

Publicidade

Em pronunciamento nesta terça-feira, 20, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) destacou a severidade da estiagem que vem afetando o Amazonas e, principalmente as regiões interioranas do estado, como os municípios da Calha do Purus, nas regiões entre Boca do Acre, Pauini e Lábrea, onde a situação já está crítica. Pauini, por exemplo, já sofre graves problemas de abastecimento de combustível, que antes vinha do Acre, mas agora não é possível realizar a logística.

O parlamentar mais uma vez cobrou do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) que a dragagem dos rios, principalmente do Purus, seja feita antes do período de maior escassez hídrica, para que as consequências não sejam tão graves e duradouras para o estado e a população que reside nas áreas mais afetadas.

Publicidade

“Sempre defendi a necessidade de dragar e sinalizar nossos rios, principalmente o Purus. Não temos estradas na nossa região; nossos rios são as nossas estradas. Por isso é essencial que, logo após esta estiagem, o governo, em parceria com o DNIT, inicie um trabalho efetivo de dragagem. Atualmente, esse trabalho é feito no rio Madeira, mas de forma tardia, quando o problema já está acontecendo”, destacou o deputado.

O deputado estadual destacou, ainda, outra importante causa no Amazonas, o acordo firmado entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que permite ao órgão federal, por meio da universidade e de seus laboratórios especializados, a certificação dos produtos produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O acordo, assinado por Márcio André, diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), e pelo reitor da UEA, professor André Zogahib, garante que o Inmetro consiga realizar as certificações de forma mais ágil, o que beneficiará tanto os produtos do PIM quanto os de outros países que precisem dessa certificação.

O deputado parabenizou as partes envolvidas no acordo e destacou a importância de iniciativas como essa para o Amazonas e para a região norte. “Antes, a certificação desses produtos era feita por empresas privadas de São Paulo, que enfrentavam muitas dificuldades para realizar o processo aqui, devido a falta de um escritório ou filial em nosso estado. Agora, com o credenciamento da UEA através do seu laboratório, esses produtos poderão ser certificados localmente. Isso representa um grande avanço”, concluiu o parlamentar.

Foto: Ney Xavier 

Publicidade

Leia mais

Amigos e familiares se despendem do cantor do Molejo Anderson Leonardo

elayne

Polícia Civil orienta vítimas sobre golpe do auxílio emergencial

elayne

Paulo Ricardo e DubDogz são atrações da Festa do Trabalhador 2024 na Ponta Negra

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais