Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Adjuto Afonso faz apelo à Arsepam sobre processo da navegação no estado do Amazonas

Publicidade
 
Em pronunciamento na manhã desta segunda-feira, dia 20, durante Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente da Casa e presidente da Comissão de Transportes da Aleam, falou sobre o sistema de transporte fluvial, abordando uma informação divulgada na mídia local sobre o risco de colapso de passageiros no setor.

O parlamentar cobrou a implementação da Lei 7.402/2025, cuja aprovação pela Casa Legislativa aconteceu em março deste ano, alterando artigos da Lei 5.604/2021. A regulamentação é de responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

De acordo com a mídia local, o sistema de transporte de passageiros em barcos de recreio no Amazonas enfrenta risco de colapso, principalmente pela ausência dessa regulação final, que definiria as regras para o transporte de passageiros nas embarcações de acordo com a capacidade de cada uma delas. O alerta foi feito pela Associação dos Navegadores do Amazonas (Anamazon).

“Hoje ninguém sabe quem é dono de linha, pra onde o barco deve se dirigir, pra qual calha de rio ele vai, dentre outros fatores. Essa regulamentação vai acabar com esses abusos e vai dar segurança aos donos dos barcos que fazem linha e aos passageiros. Faço um apelo à Arsepam endossando a preocupação da Anamazon, que tem como presidente a Railgila, que esteve aqui semana passada discutindo essa regulamentação”, disse o deputado Adjuto Afonso.

Em contato com a Arsepam, o parlamentar foi informado de que o processo de regularização do sistema fluvial já está sendo realizado, porém, a agência ressaltou que não é simples, e que demanda diversas tratativas junto às partes envolvidas. “Conseguimos a aprovação da matéria no governo Wilson Lima, o que foi um grande passo, mas são muitos detalhes a serem revistos, passou-se muito tempo sem nada a ser feito e precisamos de muitas discussões para atender a todos os envolvidos. Se não foi feito antes é porque realmente não é um trabalho fácil”, explicou a agência.

O parlamentar reiterou que é fundamental e necessária a regulamentação dessa lei o mais rápido possível para evitar incidentes dessa natureza e fortalecer o setor que se configura essencial para a logística no âmbito do estado do Amazonas. “Estou à disposição para continuar somando nesse processo, o qual defendo desde o meu primeiro mandato, reiterando o meu apoio a essa classe tão importante que navega em nossos rios levando cargas e passageiros”.

O deputado Adjuto Afonso foi um dos defensores mais ativos na criação da lei enviada pelo Executivo, que tratou da regulamentação do serviço de transporte fluvial.

 
FOTO: Ney Xavier 
Publicidade

Leia mais

Câmara aprova MP do teletrabalho; texto segue para o Senado

elayne

Você sabia que o profissional de marketing tem o seu próprio dia?

Daly Ruiz

Prefeitura nomeia 488 para a Semsa e zera lista de aprovados no concurso dentro do número de vagas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais