A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) registrou um crescimento de 48% no número de manifestações da população recebidas pela Ouvidoria do órgão no comparativo entre os sete primeiros meses dos anos de 2024 e 2025.
De janeiro a julho deste ano, foram 405 demandas registradas, contra 273 no mesmo período de 2024. O total já se aproxima do volume de todo o ano passado, quando foram computadas 412 solicitações.
Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário seguem como os principais motivos de procura da população. Somente entre janeiro e julho de 2025, foram contabilizadas 389 manifestações, contra 246 no mesmo período do ano anterior, o que representa um aumento expressivo de 58%.
Por outro lado, as manifestações relacionadas à iluminação pública tiveram redução em 2025. Nos primeiros sete meses deste ano, foram 13 registros, enquanto no mesmo período de 2024 foram 25.
O serviço de estacionamento rotativo Zona Azul também figura no balanço da Ouvidoria. Em 2024, foram duas manifestações e, em 2025, três registros. Apesar dos números reduzidos, a Ouvidoria ressalta que os usuários costumam registrar suas demandas diretamente no aplicativo do serviço ou junto à concessionária responsável, o que explica o baixo volume no canal da Agência.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destaca que o crescimento no número de demandas registradas pela Ouvidoria se dá pela confiança que o usuário tem adquirido junto ao trabalho do órgão regulador.
“A Ouvidoria tem se mostrado um importante instrumento de aproximação da Ageman com a população. O crescimento das demandas recebidas em 2025 demonstra que o cidadão está cada vez mais confiante no nosso trabalho e consciente do seu papel de fiscalizar e cobrar melhorias. Nosso compromisso é dar a devida atenção a cada manifestação, garantindo transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos delegados da capital”, afirmou Elson.
Compromisso
A Ouvidoria da Ageman atua como canal direto entre a sociedade e a agência, garantindo que as manifestações da população sejam registradas, analisadas e encaminhadas para solução junto às concessionárias responsáveis pelos serviços.
O ouvidor Cláudio Falcão afirma que o crescimento dos registros reforça a importância da participação cidadã no acompanhamento e fiscalização dos serviços públicos delegados em Manaus.
A Ouvidoria da Ageman atende as demandas referentes aos problemas envolvendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul.
Cabe à Ouvidoria receber as solicitações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e críticas) e também realizar um trabalho de prevenção, apuração e mediação de divergências entre as concessionárias Águas de Manaus, ManausLuz, Zona Azul e seus usuários.
O atendimento das demandas da Ouvidoria acontece de forma presencial, no shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, e também por meio dos e-mails ouvidoria.ageman@pmm.am.gov.br, ouvidoria.ageman2@gmail.com, do site www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria e ainda pelos dois números do WhatsApp: (92) 98842-2919 e (92) 98410-3247.
— — —
Texto e fotos – Tereza Teófilo/Ageman