Conexão Amazônica
CIDADES

Aglomerações em bancos e lotéricas estão sendo fiscalizadas pela Visa Manaus e Procon

Publicidade

Para reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19, bancos e casas lotéricas devem organizar as filas de atendimento e evitar a aglomeração de pessoas no ambiente interno e externo do estabelecimento. O alerta é da Prefeitura de Manaus, que colocou equipes da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) e da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), orientando o setor quanto à sinalização e controle do posicionamento dos clientes, em especial nos dias de aumento do fluxo, como os de pagamento. Todos estão sendo orientados quanto às normas de segurança sanitária e podem ser multados, caso não cumpram as exigências.

“Desestimular a formação de filas e garantir o distanciamento necessário entre os clientes é uma responsabilidade do estabelecimento”, informa a diretora da Visa, Maria do Carmo Leão. Ela enfatiza que os clientes também devem fazer a sua parte, obedecendo à sinalização, buscando horários alternativos para procurar o serviço e denunciando o descumprimento das regras por parte do estabelecimento, por meio dos canais de atendimento da Visa para assuntos relacionados ao coronavírus (98842-7422, 98842-8698 e visamanaus.covid19@gmail.com).

Publicidade

De acordo com a diretora, a fiscalização em bancos, caixas eletrônicos e casas lotéricas é feita diariamente pelos fiscais de saúde que, desde o início deste mês, estão atuando em sistema de ronda, em mais de 60 bairros da capital. “Dentro da sua área geográfica, o fiscal observa todos os serviços de interesse sanitário, incluindo aqueles em que há formação de fila ou aglomeração de pessoas. A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é para que se intensifique as orientações e fiscalizações nestes locais,  para evitar ao máximo a proliferação do coronavírus”, explica Maria do Carmo.

A orientação da Visa Manaus é que a distância entre os clientes seja de, no mínimo, 1,5 metro, quando as filas de espera não puderem ser evitadas. Além da organização das filas nas áreas internas e externas, os estabelecimentos devem oferecer álcool em gel a 70% nas áreas de circulação, nos pontos de entrada e saída dos clientes e próximo aos locais de contato manual frequente, como as máquinas, corrimãos e portas.

A higienização dos teclados e das máquinas de pagamento também deve ser feita de modo permanente, e o estabelecimento deve realizar asseio geral das instalações e, ainda, disponibilizar e incentivar o uso preferencial de canais de atendimento remoto para evitar o deslocamento e a aglomeração das pessoas.

Maria do Carmo Leão informa que as recomendações gerais sobre vigilância sanitária para enfrentamento da Covid-19 estão detalhadas na Nota Técnica (001/2020 – Visa/Subgs/Semsa), disponível no site oficial da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), para acesso de estabelecimentos e da população.

Fiscalização Procon

A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec) também tem orientando gerentes de bancos, colaboradores e consumidores quanto aos cuidados necessários para prevenção da transmissão do coronavírus. ”Muitos estabelecimentos estão se precavendo e resguardando a saúde dos clientes, com higienização constante dos espaços, disponibilização de álcool em gel aos clientes que adentram no local e, em alguns casos, até oferecem a medição individual de temperatura” afirmou o diretor de Educação e Atendimento ao Consumidor, Inácio Guedes.

Segundo Guedes, as aglomerações se formam porque as pessoas estão indo sacar cédulas, ao invés de usar métodos digitais de pagamento, como o cartão de débito, que é mais seguro do que o contato com papel. “Neste caso, estamos orientando as gerências de agências que tenham as medidas de segurança, como o distanciamento nas filas,  e higiene necessárias aos clientes tanto dentro quanto fora dos estabelecimentos, mas sabemos que a conscientização do público também é fundamental”, ressaltou.

Texto – Andréa Arruda/Visa Manaus/Semsa e Mayara Brilhante /Semdec

Fotos – Divulgação Visa Manaus/Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus abre inscrição para ‘Galeria de Honra’ para os educadores da Semed

elayne

Lar das Marias tem stand no Amazonas Shopping, para venda de artesanato

Daly Ruiz

Prefeitura faz ajustes no Vacinômetro para acompanhar a evolução da campanha contra a Covid-19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais