Conexão Amazônica
CIDADES

Agosto Dourado: Susam inicia Semana Estadual de Aleitamento Materno

Publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou, nesta segunda-feira (03/08), a abertura da Semana Estadual de Aleitamento Materno do Amazonas, transmitida pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) para todos os municípios do estado, além do canal da Susam no YouTube e pelos aplicativos Mano e Zoom.

O secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, destacou que os seminários, que serão transmitidos até sexta-feira (07/08), contam com especialistas nacionais para o incentivo do aleitamento materno e este ano, não ficarão restritos apenas aos profissionais e público da capital.

Publicidade

Marcellus também falou sobre a importância da campanha. “É uma contribuição da Susam, neste momento de incentivo, que as mães façam o aleitamento materno até os seis meses de idade para fortalecer e melhorar a saúde da criança nesse importante período da vida”, ressaltou.

Também participaram da abertura a chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Manaus, Débora Madeira; a representante da Sociedade Amazonense de Pediatria, Rossiclei Pinheiro; a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janine Ginani; e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Sandro Pinto.

Compartilhamento – A coordenadora estadual de Saúde da Criança pela Susam, Rhamilly Amud, destacou a participação dos municípios na abertura e na primeira palestra virtual, que teve como tema “Amamentação e sustentabilidade para um planeta mais saudável”. “A gente sabe que o aleitamento materno reduz a mortalidade infantil e nesse momento de pandemia, é essencial estarmos juntos com os municípios para que a gente incentive todas as estratégias de saúde da criança e nutrição”, disse a coordenadora.

Segundo o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada do Interior da Susam, Cássio Espírito Santo, o aleitamento materno, nos municípios, é desenvolvido efetivamente na atenção primária, por isso a importância de que os conteúdos de orientação cheguem até esses locais.

“Os municípios do interior têm uma média de 90% de cobertura de saúde da família e o pré-natal e as suas ações estão dentro das atividades dessas equipes. Então, é fundamental que a cada dia mais seja evidenciado o trabalho feito no interior”, afirmou.

Programação – Durante toda a semana, serão realizadas palestras e seminários virtuais sobre diversos assuntos ligados à amamentação. Os conteúdos serão disponibilizados no Youtube da secretaria e pelo aplicativo Mano.

Na terça-feira (04/08), acontece o seminário de amamentação com a participação de pediatras e especialistas do Unicef e Susam. Em seguida, é a vez da psicóloga clínica e assessora materno-infantil da Susam, Katherine Benevides, apresentar a palestra “Crianças refugiadas: como podemos protegê-las” e, encerrando a programação do dia, a pediatra neonatologista e consultora em lactação, Brisa Rêgo Rocha, fará a palestra “A importância do acompanhamento do recém-nascido de baixo peso e amamentação”.

Na quarta-feira (05/08), acontece um novo ciclo de palestras. A nutricionista e coordenadora de Alimentação e Nutrição da Susam, Joselina Castro, apresenta o tema “Alimentação complementar após a amamentação exclusiva” e em seguida, a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Ane Bortolini, palestra sobre a importância da introdução de alimentos na primeira infância.

O dia terá ainda a palestra “Comportamento alimentar X Qualidade de vida na infância”, apresentada pela técnica em saúde da criança de Maceió (AL), Maely Nunes, e a palestra da coordenadora de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), Tânia Batista, com o tema “Manipulação e higiene dos alimentos no contexto atual”.

Na quinta-feira (06/08), haverá um seminário voltado para os bancos de leite humano. Durante o evento, as coordenações dos bancos de leite das maternidades Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Ana Braga irão apresentar as atividades realizadas, etapas para coleta e entrega do leite doado e um panorama da amamentação nos tempos de Covid-19.

O enfermeiro e especialista em Saúde da Mulher, Adalberto Taketomi, participa do evento com a palestra “Apoio à mulher na amamentação para um planeta saudável”, e a enfermeira obstetra e representante da coordenação da Saúde da Criança e Adolescente da Semsa Manaus, Ivone Amazonas, palestra sobre “Proteção Legal do aleitamento materno”.

No dia sete de agosto, último dia da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, acontece a live “Desafios da Amamentação e Alimentação Saudável no contexto atual”, com a participação da enfermeira Rhamilly Amud Karam e da nutricionista Joselina Castro.

Fotos: Rodrigo Santos e Divulgação/ Susa

Publicidade

Leia mais

Asfaltômetro amplia transparência na execução do programa ‘Asfalta Manaus’

elayne

FAB promove ‘Domingo Aéreo’ com exposições e atrações em Manaus; veja programação

elayne

Fumaça que cobriu Manaus foi resultado de queimadas em pelo menos quatro cidades do Estado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais