Conexão Amazônica
POLÍTICA

Aleam fortalece os direitos de idosos, crianças e adolescentes com novas Leis

Publicidade

Com o objetivo de beneficiar a sociedade amazonense, garantindo direitos e a melhoria das legislações vigentes, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) encerrou o primeiro semestre de 2022 com uma grande produção de Leis e de Projetos de Lei (PLs), ainda em tramitação dedicados à proteção de idosos, crianças e adolescentes. 

A defesa de idosos, crianças e adolescentes sempre esteve e continua presente em propostas dos parlamentares, como na Lei nº 5.930/2022, que institui a Campanha Idosos Órfãos de Filhos Vivos que busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado como os mais velhos, e a Lei nº 5.807/2022, que proíbe o abandono afetivo de idosos em hospitais e casos de saúde.

Publicidade

Outra das propostas da Casa Legislativa que foi sancionada na área é a Lei nº 5.828/2022, que reorganizou o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, atualizando o órgão deliberativo de políticas de proteção às crianças e adolescentes para que atenda melhor à sociedade amazonense.

Também foram sancionadas no primeiro semestre, a Lei nº 5.873/2022 que proíbe a presença de adultos desacompanhados de crianças em espaços exclusivamente destinados ao público infantil, como brinquedotecas, praças e playgrounds; a Lei nº 5.802/2022, que institui a Semana Estadual de Adoção de Crianças e Adolescentes, e a nº 5.431/2022, que obriga hospitais e clínicas que notifiquem ocorrências de crianças e adolescentes que tenham feito uso de bebida alcóolica ou entorpecentes.

Projetos de Lei

Entre os Projetos de Lei (PL) que tramitam na casa buscando melhorar a qualidade de vida da população idosa estão o PL nº 19/22, que institui a campanha estadual de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico, e o PL nº 274/22, que institui o dia 1º de setembro como o dia Estadual do Coordenador de Grupo de Idosos.

Entre os projetos que objetivam proteger crianças e adolescentes, destaca-se o PL nº 13/2022, que beneficia crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao propor a inclusão na Rede Estadual de Ensino do Sistema de Inclusão Escolar baseado na técnica de Análise de Comportamento Aplicada (ABA). A proposta é que cada unidade de ensino tenha profissionais capacitados para implementação da ABA, garantindo a inclusão de alunos com TEA.

Outra proposta é o PL nº 20/2022 que dispõe sobre a Política Estadual de Apadrinhamento Afetivo de Crianças e Adolescentes. A finalidade é permitir o apadrinhamento de crianças sob responsabilidade de abrigos em finais de semana, datas festivas e feriados, possibilitando que tenham vivências fora das instituições.

Por fim, o PL nº 177/2022 propõe a criação da Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Turismo Sexual de Crianças e Adolescentes, buscando desenvolver atividades de conscientização e de qualificação dos profissionais do setor para que auxiliem na prevenção e atendimento das vítimas.

Publicidade

Leia mais

Brasil está virando uma Venezuela, diz Maia sobre caso Pazuello

elayne

No Jornal do Commercio, Jack defende corte de gastos na máquina pública para gerar emprego em Manaus

elayne

Romero Reis faz ‘se vira nos 30’ no aniversário de Manaus, neste sábado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais