Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Alimentação saudável para as festas julhinas: como se divertir sem sair da dieta?

Publicidade

Especialista da Clínica–Escola de Nutrição da UNINORTE dá dicas valiosas para ter saúde nesta época 

As festas julhinas são, sem dúvida, uma das celebrações mais esperadas do ano no Brasil. Comidas típicas irresistíveis, quadrilhas e muita alegria marcam o período. No entanto, para aqueles que buscam manter uma alimentação equilibrada ou estão de olho na saúde, essas festividades podem representar um desafio.

Publicidade

Felizmente, é possível se divertir nas festas julhinas sem sair da dieta. De acordo com a responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, Manuela Marinho, existem diversas opções de pratos típicos que podem ser adaptados para uma alimentação mais saudável, sem perder o sabor e a tradição das comemorações.

O arroz doce é um dos pratos mais tradicionais das festas julhinas, mas costuma ser bastante calórico, com leite condensado e açúcar em excesso. “Podemos substituir por ingredientes mais leves. Uma opção é o uso de leite desnatado e adoçantes naturais, como stevia ou xilitol, garantindo um sabor delicioso sem comprometer a saúde. Além disso, incluir frutas traz vitaminas e fibras importantes e um toque de frescor”, salienta Manuela.

A pamonha é outro prato bastante popular nesta época. A versão saudável pode ser preparada com milho fresco e adoçada com um pouco de mel ou outro adoçante natural. Para dar um toque ainda mais nutritivo, adicione legumes como abóbora ou cenoura, criando uma versão mais colorida e rica em fibras.

“A pamonha, quando feita com milho fresco e sem o excesso de açúcar, pode ser uma ótima opção para quem quer se alimentar de forma saudável, mas sem abrir mão do sabor. Ele é rico em fibras e nutrientes essenciais”, explica a especialista.

Para substituir os tradicionais espetinhos de carne e queijo, uma ótima alternativa é o espetinho de frutas. Abacaxi, morango, uva e melancia são algumas opções deliciosas e refrescantes. E podem ser ainda mais saborosos quando grelhados levemente.

“Esse espetinho é uma escolha nutritiva e saborosa, pois, além de ser refrescante, é rico em vitaminas e antioxidantes. A combinação de frutas da estação é excelente para quem deseja manter uma alimentação saudável”, afirma Marinho.

O milho cozido ou assado é uma excelente opção. Além de ser fonte de fibras, é rico em antioxidantes e vitaminas. “Ele é um alimento versátil e cheio de nutrientes. Ao ser preparado de forma simples, sem a adição excessiva de manteiga ou sal, é uma escolha saudável e deliciosa”, complementa a nutricionista.

Outra sugestão para quem quer manter uma alimentação saudável é montar uma salada temática, com ingredientes como rúcula, alface, cenoura ralada, milho, tomate e até uma versão de feijão verde, que é um prato típico das festas julhinas em algumas regiões. Para temperar, um fio de azeite, vinagre balsâmico e ervas frescas são suficientes.

“A salada julhina é uma excelente maneira de incluir mais vegetais e leguminosas na dieta, sem perder a conexão com as tradições. O feijão verde e o milho deixam o prato saboroso e nutritivo”, ressalta a nutricionista.

As dicas para se manter na dieta durante as festas juninas são: evite muitos doces e frituras; hidrate-se; escolha porções menores; coma devagar e preste atenção nos sinais do corpo. Isso ajuda a perceber a saciedade, evitando excessos.

A responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE ainda complementa que o segredo é o equilíbrio. “Aproveitar a festa, se divertir e, ao mesmo tempo, cuidar do corpo e da saúde. As adaptações nas receitas ajudam a manter o sabor e a tradição, mas com uma versão mais leve”.

Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE

Os serviços oferecidos para a população têm um valor acessível. Eles são: avaliação, diagnóstico e laudo nutricional; orientação alimentar individualizada; acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida; orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias; e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.

Foto: Freepik.

Publicidade

Leia mais

Agronegócios: maior evento do setor primário do AM confirmado para agosto

elayne

Brasil acumula 5,1 milhões de casos e 150.689 mortes por covid-19

elayne

Ingressos para os espetáculos ‘Cabaré Chinelo’ e ‘Sebastião’ são opções para presentes de Natal

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais