Especialista da UNINORTE indica substituições que mantêm o sabor e a satisfação
A Páscoa é um momento de celebração e a ceia, tradicionalmente com pratos ricos em calorias e ingredientes pesados, pode ser uma oportunidade para introduzir alternativas saudáveis, mantendo o sabor e a tradição da data. Muitas pessoas buscam maneiras de manter a saúde em dia durante a festividade, sem abrir mão da satisfação que uma boa refeição proporciona.
Durante a festividade, pratos como bacalhau, peixes fritos, tortas e sobremesas à base de chocolate são comuns. Porém, muitas dessas preparações podem ser adaptadas para opções mais leves e nutritivas, sem comprometer o prazer de saborear uma refeição deliciosa.
De acordo com Manuela Marinho, Responsável Técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, a chave está em trocar ingredientes pesados por itens que proporcionem menos calorias, mais nutrientes e, até mesmo, uma dose extra de saúde. “Uma das alternativas mais simples é optar por substituir o creme de leite e o leite condensado das receitas por versões vegetais ou de baixo teor de gordura, como leite de coco ou desnatado. Para o bacalhau, por exemplo, escolha preparações assadas ou grelhadas, eliminando a necessidade de frituras”, explica.
A especialista destaca ainda que os carboidratos refinados podem ser trocados por integrais, proporcionando mais saciedade e benefícios para o organismo. “Substitua o arroz branco pelo integral ou quinoa. Para trazer mais fibras, adicione couve e cenoura ao preparo ou sementes como o gergelim. Purê de batata doce ou de jerimum também são ótimas alternativas. Essas opções são mais ricas em fibras, ajudam na digestão e contribuem para uma alimentação mais equilibrada”, afirma Manuela.
Na sobremesa, um dos maiores vilões é o chocolate. Mas, felizmente, há maneiras de manter a doçura sem perder a linha. “Uma sugestão é utilizar os tipos amargo ou ao leite com menor teor de açúcar. Além disso, é possível preparar mousses e pudins com adoçantes naturais, como estevia ou taumatina, açúcar mascavo ou mel. Escolha frutas mais doces para preparo de bolos, uvas passas ou adicione biomassa de banana verde, que é super versátil”, sugere a nutricionista.
Outra ideia é investir em frutas frescas ou assadas como base para sobremesas. “Combiná-las com um toque de mel e especiarias, como canela e cravo, oferece um sabor doce e saudável, sem o excesso de calorias e açúcar das opções tradicionais”, afirma Marinho.
Além das substituições, incluir alimentos ricos em nutrientes é uma excelente maneira de transformar a ceia de Páscoa em uma refeição nutritiva. A especialista recomenda o uso de azeite de oliva, que é uma fonte de gorduras saudáveis, legumes assados ou cozidos no vapor e peixes regionais, como Pirarucu, Pescada, Tucunaré, entre outros. Eles são ricos em ômega-3, nutriente essencial para a saúde cardiovascular.
“É possível fazer uma Páscoa saudável sem perder a experiência de uma refeição saborosa e satisfatória. A dieta equilibrada pode ser feita com planejamento, utilizando ingredientes naturais e leves, que beneficiam o organismo. Essa também é uma forma de incluir pessoas com sensibilidades alimentares ou problemas de saúde, como diabetes”, conclui Manuela Marinho.
Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE
Os serviços oferecidos para a população têm um valor acessível. Eles são: avaliação, diagnóstico e laudo nutricional; orientação alimentar individualizada; acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida; orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias; e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.
Foto: Freepik