Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Alunos da educação infantil da prefeitura participam de atividade em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Publicidade

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, na última segunda-feira, 5/6, 278 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Balbina Mestrinho, da Prefeitura de Manaus, participaram de várias atividades sobre o tema, nesta quarta-feira, 7/6. A unidade fica no bairro São José 3, zona Leste da cidade.  

Durante o evento, os alunos do Cmei, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), plantaram mudas na horta da unidade, que já possui legumes, verduras e plantas medicinais como chicória, couve-flor, boldo, manjericão, pimenta doce, alfavaca, cebolinha, tomate, coentro, maxixe, entre outros. 

Publicidade

De acordo com a gestora da unidade, Rita Aguiar, a colheita de verduras e legumes deixa a merenda escolar ainda mais saudável e com isso foi criado o “Prato Feliz”. 

“É muito importante que as crianças iniciem desde muito cedo adquirir hábitos saudáveis na alimentação e a horta da escola é fundamental nesse processo, pois vamos tirar de lá as verduras e legumes para a merenda escolar e assim tornar o ‘Prato Feliz’. Além da alimentação saudável, trabalhamos também o cuidado com o meio ambiente, porque na horta utilizamos garrafas plásticas para o plantio das mudas. Esse tema será abordado durante todo o ano letivo”, completou a gestora.  

As crianças também participaram de uma atividade sobre coleta seletiva, e aprenderam onde cada lixo deve ser descartado. “Não devemos jogar lixo no chão e cada lixeira deve receber um tipo de lixo. Na azul, a gente deve jogar papel; na vermelha, plásticos; na amarela, metais; na verde, vidros; e na marrom, restos de comida”, explicou pequena Yohanna Martins, 5 anos, do 2º período.  

Segundo a professora, Sônia Silva, os assuntos abordados em sala de aula são bem absorvidos pelas crianças, que acabam levando para a família. “Em um momento de conversa com as crianças, expliquei que não se deve jogar lixo no chão, e sim na lixeira correta, aí uma aluna disse que o pai jogou lixo na rua. No outro dia, ele chegou e me disse que a filha tinha chamado a atenção dele. Com isso, a gente entende o papel da escola de conscientizar os pequenos para serem cidadãos mais responsáveis”, disse a professora.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Polícia Ambiental e técnicos do INPA reintegram sete peixes-bois ao seu habitat natural

elayne

Prosamim realiza resgate da fauna silvestre em área de intervenção no Igarapé Mestre Chico

elayne

Dia Internacional das Florestas é marcado com o plantio de 500 mudas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais