Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Alunos da EJA e manipuladoras de alimentos de Manaus participam de programação de cunho regional

Publicidade

Apresentar a cultura e gastronomia local. Essas foram as propostas da gincana “Manaus 354 anos” e do concurso de gastronomia “Tô Brocado” realizados, na noite desta terça-feira, 31/10, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no hall e estacionamento da pasta, localizados no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, voltados aos alunos e manipuladoras de alimentos de unidades de ensino que estudam e trabalham em escolas do município na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A programação faz parte das ações do Projeto “Vumbora EJA”, executado desde 2023 pelo Departamento de Apoio a Gestão Escolar (Dage), com apoio de outros setores da rede municipal de ensino nas 62 unidades que trabalham com a EJA da Semed.

Publicidade

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou que os bons resultados na educação municipal são uma junção do trabalho em equipe, atividades pontuais e criativas como as desenvolvidas no projeto “Vumbora EJA”, e principalmente pelo dinamismo e apoio da gestão do prefeito David Almeida que dá possibilidades para a Semed avançar cada vez mais nas suas metas e índices educacionais.

“A gestão do prefeito David Almeida é uma gestão de compromisso e não de promessas e ele assumiu o compromisso de tornar Manaus uma cidade melhor para se viver e entende que a educação é o caminho para isso. E a educação de Manaus tem tido um avanço significativo, e isso só pode ser feito porque estamos trabalhando juntos, sem medo e fazendo atividades importantes como essa de hoje”, disse a secretária.

O chefe da Dage, Luiz Oliveira, frisou que a atividade trabalhou vários aspectos, entre eles, o empreendedorismo, o repasse de conhecimento da cultura local, habilidades e buscou, ainda, valorizar o trabalho das manipuladoras de alimentos que trabalham na EJA da Semed.

“A ideia aqui é apresentar o potencial das nossas merendeiras, mostrando o que pode ser feito de diferente com os alimentos. Ao mesmo tempo, estamos tendo uma gincana cultural com os nossos alunos para integrar, para mostrar que o aluno da EJA tem sim possibilidades, tem sim como se desenvolver e de crescer não só na educação, mas também em outros aspectos”, destacou Luiz. 

O projeto “Vumbora EJA” tem o objetivo de estimular a prática de hábitos saudáveis junto aos estudantes e profissionais das escolas que funcionam com a Educação de Jovens e Adultos da Semed. A estratégia pedagógica baseia-se no equilíbrio de três fatores: a saúde física, a saúde mental e a saúde financeira.

“Tô Brocado”

O concurso “Tô Brocado” uniu sabores típicos da região amazônica, além de talento e técnica. Umas das participantes do concurso foi Marineuza Cruz, merendeira há 13 anos na escola municipal Joaquim da Silva Pinto. O prato dela foi um ensopado de pirarucu com pirão e arroz branco.

“Estou muito feliz, porque estou demonstrando todo carinho e amor que coloco no meu tempero, um pouco do meu trabalho feito lá na escola que trabalho. Então, só posso agradecer e dizer que estou me sentindo muito honrada com essa possibilidade “, frisou Marineuza.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Publicidade

Leia mais

Em Manaus, criadora do Método Legal mostra como se sair bem no Enem

Daly Ruiz

Feira da Qualidade 2024 oferece oportunidades aos estudantes do Amazonas

Daly Ruiz

Estudante amazonense do CMPM IV é aprovada em universidade de Dallas, nos Estados Unidos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais