Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Alunos da Prefeitura de Manaus participam da final do campeonato ‘Soletrando’

Publicidade

Para incentivar a leitura e enriquecer o vocabulário dos estudantes da Prefeitura de Manaus, matriculados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste promoveu, nesta quarta-feira, 29/11, a final do 4º campeonato do “Soletrando 2023”. A disputa aconteceu no auditório da DDZ, na estrada dos Franceses, zona Oeste da capital.

O campeonato iniciou no mês de março e contou com a participação de 1.175 mil alunos do 4º e 8º anos, do ensino fundamental. O chefe da DDZ Oeste, Dalmir Salazar, parabenizou os estudantes, professores e os familiares que acompanharam os alunos durante o evento. “Todos estão de parabéns, o que a rede municipal de educação busca é o envolvimento de todos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Quando os familiares participam desse processo, tudo flui, é muito bom ver essa empolgação da família, dos professores e dos estudantes”, agradeceu o chefe.

Publicidade

As palavras soletradas foram retiradas dos livros “O Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Os concorrentes tinham 1 minuto para falar, soletrar e repetir a palavra. “Para participar do campeonato, o aluno precisou ler as obras literárias clássicas, que não proporcionam apenas um desafio linguístico, mas também transmitem mensagens sobre coragem, superação do medo e a importância de valores, como amor, amizade e responsabilidade”, informou Ivana Costa, responsável do campeonato.

Os professores do Super Ensino e Innyx Tecnologia foram os jurados do campeonato. “Esse campeonato é supervantajoso, tanto para a criança quanto para o adolescente, porque trabalha o enriquecimento do vocabulário, o desenvolvimento da fala, a aprendizagem dos significados das palavras, aplicação e, claro, o incentivo à leitura, para que eles possam buscar novos textos, livros e entender que essa interpretação é importante para as outras disciplinas”, comentou a jurada Luana Iensen.

Na premiação, o 1º lugar ganhou um tablet e o 2º e 3º lugares, jogos didáticos. Os demais concorrentes foram agraciados com uma caixinha de som, enquanto os professores ganharam uma agenda. A aluna Jucyanne Valois, 14 anos, da escola municipal Guilherme Barker, foi a campeã. “Embora nervosa, estava bastante confiante. Gostei muito de ter participado, me esforcei muito e tenho certeza de que o hábito da leitura melhorou bastante a minha interpretação”, disse a campeã.

Texto – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Publicidade

Leia mais

Escolas da prefeitura recebem doação de seis mil copos biodegradáveis

elayne

Professores da rede municipal fazem vídeos para complementar atividades remotas da educação infantil em Manaus

elayne

Professores da Prefeitura de Manaus participam da 8ª Socialização de Práticas Pedagógicas da Semed

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais