Para incentivar a leitura e enriquecer o vocabulário dos estudantes da Prefeitura de Manaus, matriculados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste promoveu, nesta quarta-feira, 29/11, a final do 4º campeonato do “Soletrando 2023”. A disputa aconteceu no auditório da DDZ, na estrada dos Franceses, zona Oeste da capital.
O campeonato iniciou no mês de março e contou com a participação de 1.175 mil alunos do 4º e 8º anos, do ensino fundamental. O chefe da DDZ Oeste, Dalmir Salazar, parabenizou os estudantes, professores e os familiares que acompanharam os alunos durante o evento. “Todos estão de parabéns, o que a rede municipal de educação busca é o envolvimento de todos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Quando os familiares participam desse processo, tudo flui, é muito bom ver essa empolgação da família, dos professores e dos estudantes”, agradeceu o chefe.
As palavras soletradas foram retiradas dos livros “O Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Os concorrentes tinham 1 minuto para falar, soletrar e repetir a palavra. “Para participar do campeonato, o aluno precisou ler as obras literárias clássicas, que não proporcionam apenas um desafio linguístico, mas também transmitem mensagens sobre coragem, superação do medo e a importância de valores, como amor, amizade e responsabilidade”, informou Ivana Costa, responsável do campeonato.
Os professores do Super Ensino e Innyx Tecnologia foram os jurados do campeonato. “Esse campeonato é supervantajoso, tanto para a criança quanto para o adolescente, porque trabalha o enriquecimento do vocabulário, o desenvolvimento da fala, a aprendizagem dos significados das palavras, aplicação e, claro, o incentivo à leitura, para que eles possam buscar novos textos, livros e entender que essa interpretação é importante para as outras disciplinas”, comentou a jurada Luana Iensen.
Na premiação, o 1º lugar ganhou um tablet e o 2º e 3º lugares, jogos didáticos. Os demais concorrentes foram agraciados com uma caixinha de som, enquanto os professores ganharam uma agenda. A aluna Jucyanne Valois, 14 anos, da escola municipal Guilherme Barker, foi a campeã. “Embora nervosa, estava bastante confiante. Gostei muito de ter participado, me esforcei muito e tenho certeza de que o hábito da leitura melhorou bastante a minha interpretação”, disse a campeã.
Texto – Érica Marinho/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed