Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Alunos da Prefeitura de Manaus participam do encerramento do projeto ‘Copa Cultural’

Publicidade

Exposição, dramatização e danças culturais com alunos da Prefeitura de Manaus marcaram o encerramento do projeto “Copa Cultural: resgatando as expressões folclóricas nas escolas municipais”, desenvolvido em 58 unidades de ensino do 6º ao 8º ano, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu no auditório da rede municipal de educação, na avenida Maceió, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, e reuniu cerca de 170 estudantes.

O projeto, coordenado pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SSGE), busca levar conhecimentos aos estudantes sobre as manifestações culturais e realizar pesquisas, para que olhem a cultura amazônica, como um estrangeiro, que se encanta com a arte amazonense.

Publicidade

De acordo com a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Josseane Silva, a Copa Cultural faz parte da Meta Estratégica de número 30 do Plano de Governo do prefeito de Manaus, David Almeida, que tem como premissa “Resgatar as Expressões Folclóricas” em 100% das unidades de ensino do fundamental anos finais, no período de 2023 a 2024.

“Esse projeto é de extrema importância, devido ao resgate da cultura nacional. Isso é desenvolvido durante todo o ano letivo e hoje realizamos a culminância com a participação de várias escolas, que também estão descobrindo vários talentos”, comentou Josseane.

Com toadas tradicionais dos bois Garantido e Caprichoso, e lendas amazônicas, os alunos realizaram várias apresentações. A primeira foi a escola municipal Ebenézer, do rio Negro, zona Ribeirinha, com o tema “Folclore Amazônico: manifestação mística de um povo da floresta e das águas” e fizeram coreografia da música “O canto da Yara”. “Não conhecia essa música, mas fiquei encantada. Para todos nós, foi muita emoção participar desse evento, nós ensaiamos bastante e ficou lindo”, disse Ariane da Silva, de 12 anos, que interpretou a sereia.

Já os alunos da escola São Judas Tadeu contaram a história do “Mapinguari na defesa da floresta”, que animou o público.

“Conversando com a nossa professora, resolvemos contar a ‘Lenda do Mapinguari’, uma vez que todos os alunos acharam interessante, e começamos a ensaiar. Fizemos várias pesquisas e foi muito legal conhecer essa lenda e hoje trouxemos para o encerramento e acho que deu certo, já que todo mundo apladiu”, falou empolgada a atriz Alinny Oliveira, de 15 anos.



Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Publicidade

Leia mais

Retorno híbrido: estudantes focam em aulas presenciais e on-line para seguir calendário escolar

elayne

Ufam não irá aderir ao Sisu para ingresso de novos alunos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais