Estudantes de Barcarena participaram, na última sexta-feira (3), do encerramento das atividades da 6ª edição do Projeto Pioneiros, uma iniciativa promovida pela Águas de São Francisco com o objetivo de incentivar os jovens a buscarem soluções inovadoras de saneamento para as comunidades onde vivem, além de aprofundar conhecimentos sobre o mercado de trabalho e as diferentes áreas que envolvem o saneamento básico. Durante a cerimônia, que reuniu familiares, amigos e representantes da concessionária, os participantes receberam certificados e premiações.
Ao todo, 17 jovens apresentaram projetos voltados para áreas como reutilização de água, descarte correto de óleo de cozinha, sistemas de esgotamento sanitário comunitário para becos e vielas e monitoramento de vazamentos de água, entre outras temáticas. A exposição das propostas inovadoras ocorreu após quatro meses de imersão na concessionária, período em que os estudantes participaram de aulas e workshops sobre saneamento básico, com mentoria de colaboradores da Águas de São Francisco.
Com o tema “Eco Nova”, a dupla Thiago Gomes e Diogo Lemos garantiu o primeiro lugar na competição. O projeto propõe um sistema de tratamento de água e esgoto de baixo custo a partir da utilização do carneiro hidráulico. Os estudantes representarão Barcarena na etapa nacional do Pioneiros, concorrendo com iniciativas de outras cidades do país onde a Aegea, empresa da qual a Águas de São Francisco faz parte, também atua.
“Foi uma experiência incrível, única e que me ajudou a evoluir na área profissional. Agora queremos entregar o nosso melhor na etapa nacional e fazer com que o nosso projeto possa, de fato, alcançar vidas. É uma honra representar Barcarena, e estamos confiando que a vontade de Deus irá prevalecer. Ganhando ou não, já me sinto contente com os resultados conquistados até aqui”, afirmou Thiago Gomes.
Outros trabalhos também foram reconhecidos, como o projeto “Orgânico de Valor: Transformando Resíduos em Sustentabilidade”, do estudante Enzzo Santos, que conquistou o segundo lugar. A iniciativa tem como foco a transformação do lixo orgânico em adubo por meio da compostagem.
“Participar do Projeto Pioneiros foi uma experiência incrível, um verdadeiro laboratório de inovação. É uma oportunidade única de aplicar o conhecimento adquirido e, quem sabe, resolver um problema real. A honra de ficar em segundo lugar entre tantos trabalhos excelentes traz uma imensa gratidão. Para mim, essa colocação é a prova de que o projeto Orgânico de Valor não é apenas uma boa ideia, mas uma proposta viável e necessária para Barcarena”, destacou o estudante.
A dupla Cristiam Wendell e Mikelle Chaves, criadores do projeto “Gotas Invisíveis”, garantiu o terceiro lugar. A proposta apresenta soluções para a captação e reutilização da água produzida por aparelhos de ar-condicionado instalados na sede da Águas de São Francisco.
“Hoje me sinto realizado e muito feliz pela oportunidade de ter participado desse projeto. Sou grato por ter vivido algo tão grandioso como o Pioneiros e por não ter desistido até o final. Aprendi muitas coisas, inclusive o que é o saneamento básico. Cada aprendizado vou levar comigo para o resto da vida, porque quero fazer a diferença”, afirmou Cristiam Wendell.
Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco, Simony Dias, o projeto Pioneiros representa uma importante ferramenta de transformação social em Barcarena.
“O Pioneiros têm um papel transformador em Barcarena. Ele aproxima os jovens do universo do saneamento e desperta neles o senso de responsabilidade socioambiental, mostrando que cada um pode contribuir para melhorar a realidade da sua comunidade. É inspirador ver o comprometimento e a criatividade desses estudantes, que abraçaram o desafio e apresentaram soluções inovadoras para problemas reais. Essa troca de experiências também fortalece o vínculo da Águas de São Francisco com a cidade e reforça nosso compromisso com a educação e o futuro sustentável de Barcarena”, destacou.