Conexão Amazônica
GERAL

Alunos do Pinocchio Centro Educacional compartilham experiência ambiental com crianças da creche Zezé Pio

Publicidade

Alunos do ensino infantil do Pinocchio Centro Educacional participaram, nesta segunda-feira (27), de uma ação socioambiental de encerramento do projeto “Mãozinhas que plantam: natureza renovada”, compartilhando as experiências acumuladas durante todo o ano, com as crianças da creche Zezé Pio. No total, aproximadamente 30 crianças entre 4 e 5 anos (educação infantil) e abaixo de 4 anos participaram da atividade, que foi realizada na creche, localizada no bairro da Redenção.

“Por meio desse trabalho, pretendemos fazer com que as crianças conheçam os problemas ambientais e busquem soluções”, explica a coordenadora do projeto, Úrsula Bessa Menezes. “Visamos também à sensibilização e conscientização, tanto dos alunos quanto das famílias, sobre a necessidade de valorização e preservação da natureza”, define.

Publicidade

De acordo com a coordenadora, durante todo o ano, os alunos do ensino infantil participaram do projeto, coletando as sementes das frutas que consumiam, observando a secagem das mesmas, plantio, repicagem (transplantio de uma mudinha de um local para outro no mesmo viveiro) e todo o cuidado para mantê-las saudáveis para a distribuição. “Com isso, estamos renovando a natureza”, afirma Úrsula Menezes.

Ela explica que essa renovação é o foco central do projeto, por meio da conscientização dos alunos, fazendo com que conheçam os problemas ambientais e busquem soluções, levando em conta que a cultura da preservação deve ser desenvolvida ainda quando criança. 

Em 2023, durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, os alunos e familiares fizeram distribuição de mudas de açaí, mangueira, tuturuba, rambutan e cupuaçu, na zona Centro-Sul de Manaus. Todas as ações ambientais do ensino infantil são supervisionadas pela professora Natasha Alessandra. 

O Pinocchio Centro Educacional e a creche Zezé Pio integram as Instituições Educacionais Nely Falcão de Souza (INFS), dirigida pela professora Nelly Falcão.  

“A INFS tem as causas ambientais no seu DNA. Sua patrona, Martha Falcão, foi pesquisadora e ecologista”, destaca a dirigente Nelly Falcão. “A educação ambiental faz parte da nossa rotina e na nossa infraestrutura contamos com viveiro de mudas frutíferas da Amazônia, horta vertical e resgate de espécie nativas”, afirma.

Publicidade

Leia mais

Resultados do PPBio são apresentados à nova gestão da Suframa

elayne

Dez milhões de pessoas podem quitar dívidas por apenas R$ 50

elayne

No mês do ‘Outubro Rosa’ servidoras da Semed ganham sala de bem-estar

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais