Doença neurodegenerativa afeta memória, comportamento e exige acompanhamento multiprofissional
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que compromete os neurônios e provoca alterações na memória, no comportamento e na cognição. Segundo a médica Marcela Orsini, professora e preceptora da pós-graduação em Geriatria da Afya de Manaus, os primeiros sinais de alerta são esquecimentos frequentes que prejudicam as tarefas do dia a dia, além de mudanças comportamentais, como apatia, irritabilidade ou agressividade.
De acordo com a geriatra, o principal fator de risco é a idade, mas a história familiar, alterações genéticas e condições como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, sedentarismo e depressão também podem aumentar as chances de desenvolver a doença. “Manter um estilo de vida saudável, controlar comorbidades, praticar exercícios físicos e manter o cérebro ativo são atitudes que ajudam na prevenção”, explica.
O convívio com o paciente exige empatia e paciência. A médica da Afya orienta que os familiares mantenham a rotina organizada, evitem confrontos diretos e busquem apoio para também cuidarem de si mesmos. “Qualquer mudança pode impactar o humor e o comportamento do paciente, por isso, é essencial oferecer um ambiente estável e acolhedor”, reforça Marcela Orsini.
Embora ainda não exista cura para o Alzheimer, alguns medicamentos e intervenções contribuem para retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida. O acompanhamento multiprofissional, que pode envolver fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e educação física, é recomendado para ampliar os cuidados e o bem-estar do paciente.
Marcela Orsini destaca, ainda, que a prevalência da doença é maior entre mulheres, possivelmente devido à maior expectativa de vida. “O diagnóstico precoce e o cuidado integral fazem toda a diferença na vida de quem convive com o Alzheimer”, conclui.
Atendimento – A Afya Educação Médica desenvolve em Manaus um programa de atendimento médico gratuito em várias especialidades, incluindo Geriatria. A ação faz parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação.
O atendimento acontece todo mês, na sede da Afya Educação Médica, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. “Com essa iniciativa, os médicos estudantes de pós-graduação conseguem tratar casos reais e a comunidade é beneficiada com a oferta de atendimento”, explica a diretora da unidade, Suelen Falcão.
Em Manaus, a Afya Educação Médica conta com uma estrutura premium, incluindo sete salas de aula, 18 ambulatórios e duas salas para pequenos procedimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 99379-9297 para verificar a disponibilidade de vaga e realizar o agendamento.
Além de Geriatria, a Afya Educação Médica oferece o serviço nas áreas de Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Ginecologia Ambulatorial, Nutrologia, Medicina Intensiva Adulta, Gastroenterologia, Pediatria Geral, Psiquiatria e Ultrassonografia.