Conexão Amazônica
GERAL

Amazonas deixa presidência do Fórum de Secretários da Amazônia Legal após dois anos

Publicidade

Secretaria do Meio Ambiente do Acre passa a assumir liderança do grupo após eleição em Brasília

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, na figura do secretário Eduardo Taveira, encerrou, nesta sexta-feira (27/01), um ciclo de dois anos à frente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal. Agora, a presidência fica com o Estado do Acre, representado pela secretária da pasta, Julie Messias.

Publicidade

A eleição da nova presidência do Fórum ocorreu em Brasília, onde o grupo se encontrou para a primeira Reunião Ordinária de 2023. A iniciativa é coordenada pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas – tradução para a sigla GCF Task Force.

“É mais do que uma honra assumir essa função, muito bem conduzida pelo secretário Eduardo Taveira até então, representando o Fórum de Secretários que eu sempre enalteci a importância. Embora os Estados tenham particularidades distintas e contextos diferentes, a gente sempre busca a razoabilidade e o consenso dentro desse espaço. É isso que continuaremos a fazer, contando com a participação de todos os Estados”, ressaltou Julie após a eleição.

Eduardo Taveira havia assumido a presidência do Fórum em 2019 e permaneceu no posto desde então. Um dos principais desafios da gestão foi o enfrentamento da pandemia, em paralelo às ações de conservação ambiental, segundo explica.

“O aumento do desmatamento acabou sendo uma marca para a Amazônia nesse período, então, articular as agendas políticas, trabalhar em paralelo às ações integradas ao combate à pandemia, em especial, dentro das Unidades de Conservação, e ainda, estruturar as ações de comando e controle para combater as ilegalidades ambientais foram grandes desafios”, destacou.

Apesar da dificuldade, o período pós-Covid representou o fortalecimento das agendas subnacionais. A exemplo, Taveira pontuou a consolidação de acordos de cooperação internacionais, junto aos governos da Alemanha, Grã-Bretanha, Noruega e os Estados Unidos, que garantiram o repasse de recursos aos Estados para financiamento de projetos ambientais.

“É importante destacar também o fortalecimento da agenda regional do GCF. Levamos para o Amazonas, em 2022, a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa e lançamos o Manaus Action Plan, que é o grande orientador das políticas ambientais dos países membros. Ou seja, conseguimos entregar para a próxima gestão uma Amazônia fortalecida, sobretudo, nos espaços internacionais”, pontuou.

Taveira desejou, ainda, sucesso a nova presidente. “O Fórum funciona como um elemento de conexão das agendas ambientais para a Amazônia e isso é algo que sempre foi priorizado pela secretária Julie, inclusive, antes de assumir a gestão da pasta de meio ambiente do Acre. Ficamos felizes em ter uma gestão 100% feminina, também com a vice-presidente do Fórum, a secretária do Maranhão, Raysa Queiroz”, finalizou.

Fotos: Jamile Alves/Sema

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Fórum Municipal de Articulação da Zona Franca se reúne no próximo dia 27

elayne

Musa do Palmeiras surge nua e molhadinha em foto na banheira

elayne

Seis pessoas desaparecem após embarcação naufragar no AM

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais