O cadastro e o selo são importantes referências para o turista
O Amazonas é o estado da região Norte que possui o maior número de empresas com o selo ‘Turismo Responsável’ e inseridas no Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo que atuam no setor. Lançado em junho de 2020, pelo Governo Federal, o selo é uma certificação que visa assegurar o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a Covid-19, por parte dos padrões comerciais. O Amazonas tem 1.669 equipamentos inseridos no Cadastur, ficando à frente do Pará (1.497), Tocantins (850), Rondônia (457), Acre (456), Amapá (322) e Roraima (262). Como as empresas com possuem o selo Turismo Responsável, o quantitativo chega a 365 no Amazonas, o que representa mais da metade dos certificados com uma certificação, entre todos os estados da região Norte: Pará (263); Tocantins (176); Rondônia (65); Acre (31); Amapá (88); Roraima (59). O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Sérgio Litaiff Filho, reforça que a atuação dos técnicos da instituição é de extrema importância nesse trabalho de regularização, mas sem a participação dos prestadores não há como alcançar o objetivo da regulação e garantir um turismo seguro aos visitantes. “Fica aqui o nosso pedido para todos aqueles profissionais, empreendimentos, pousadas, hotéis, bares e restaurantes de todos os municípios do nosso estado, aqueles que ainda não estão devidamente cadastrados no Cadastur, nós estamos aqui aptos, toda a equipe, para promover essa inclusão no Cadastur; e organizar e dar o devido acompanhamento para que esses equipamentos recuperados realmente legalizados e cadastrados nos nossos sistemas ”, disse Litaiff. Sobre o processo de regularização,drf@amazonastur.am.gov.br . O Cadastur garantias diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista. O selo é uma chancela conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à Covid-19, oferecendo mais segurança a turistas e trabalhadores do setor. Relação com o turista– Um gerente de receptivo da agência de turismo Amazon Explorers, Gabriela Sales, que atua na região central de Manaus, afirma que o Cadastur também contribui no relacionamento com os turistas e potencializa o relacionamento dos parceiros do estabelecimento. “O Cadastur é realmente uma coisa muito importante. É uma documentação muito importante pra gente. A gente tendo esse cadastro, os nossos parceiros também cadastrados, o cliente tendo um local que ele pode acessar, ver quem é de confiança ajuda bastante a dar mais segurança ao turista ”, disse Gabriela. A aposentada Irlene Santos, natural de Santa Catarina, está visitando o Amazonas pela primeira vez. Ela disse que está se sentindo sentindo em casa e já provou como comidas típicas da região como vatapá, tucunaré e tambaqui. A turista reforçou a necessidade da busca por normas legalizados. “Hoje eu penso que é muito importante [empresas legalizadas], porque eu já andei muito com barquinho sem segurança nenhuma e graças a Deus deu certo. Com a maturidade, a gente pensa mais na segurança. Eu acho que isso é importante. Importante até porque tem muito golpe, muitas empresas sem segurança, não só sanitária, mas também com barco. Isso a gente precisa ter muita cautela ”, acrescentou. O turista pode conferir os adaptados cadastrados no site do Cadastur acrescentou. O turista pode conferir os adaptados cadastrados no site do Cadastur acrescentou. O turista pode conferir os adaptados cadastrados no site do Cadasturhttps://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar . FOTOS : Bruno Zanardo / Secom e Janailton Falcão / Amazonastur