Conexão Amazônica
AMAZONAS

Amazonas está no topo do ranking de perdas de energia por ligações clandestinas

Publicidade

De acordo com o representante da Amazonas Energia, Diretor Radyr Oliveira, o furto de energia causa um prejuízo de R$ 400 milhões ao ano

A Estado do Amazonas lidera o topo do ranking de perdas de energia por ligações clandestinas. O índice de perda é de aproximadamente 44%, sendo o maior percentual de perdas de todos os Estados brasileiros, de acordo com a Amazonas Energia. A concessionária afirma que tem avançado no combate ao furto de energia, implantando novos sistemas e tecnologias na identificação desta prática ilegal, mas que a qualidade no fornecimento é afetada diretamente pelo furto de energia, o famoso “gato”.

Publicidade

De acordo com o representante da Amazonas Energia, Diretor Radyr Oliveira, o furto de energia causa um prejuízo de R$ 400 milhões ao ano, valor este que poderia ser revertido em obras e melhorias no sistema elétrico do Estado do Amazonas e, no médio prazo, diminuir as tarifas de todos os consumidores.

A Amazonas Energia informou que tem intensificado o combate às perdas e adotará medidas cada vez mais rigorosas contra essa prática ilegal, que tanto prejuízo causa a todos os demais consumidores.

Além dos prejuízos financeiros e aumento da tarifa para todos os consumidores, as irregularidades podem ocasionar curtos-circuitos e colocam em risco a vida dos amazonenses, interferindo na qualidade do fornecimento de energia e causando interrupções indesejadas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

Denuncias podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site amazonasenergia.com ou através do nosso App.

*TH

Publicidade

Leia mais

TCE-AM prorroga prazo para entrega da Prestação de Contas Mensal de janeiro de 2024

Daly Ruiz

Em visita à fábrica da Michelin no PIM, Wilson Lima anuncia que Estado vai ampliar apoio à produção local de borracha

Daly Ruiz

Governo do Amazonas entrega 16 obras de infraestrutura durante pandemia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais