Conexão Amazônica
CULTURA

Amazonastur e Sedurb elaboram projetos para impulsionamento do turismo na região metropolitana

Publicidade

Entre as iniciativas a serem apresentadas ao Governo Federal, está a criação do Peixódromo em Novo Airão, onde ocorre o Ecofestival do Peixe-Boi

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) iniciaram, nesta segunda-feira (18/09), o plano de trabalho para elaboração de projetos visando impulsionar o desenvolvimento dos municípios com potencial turístico, na Região Metropolitana de Manaus. Os projetos serão apresentados ao Ministério do Turismo. A expectativa é de integrá-los ao Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

Publicidade

Entre as propostas prioritárias está a criação do “Peixódromo”, um Centro de Convenções em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), cidade famosa por sua beleza natural e pelo Ecofestival do Peixe-Boi, evento que reúne teatro, dança e música. A intenção é criar um espaço para atrair turistas e receber eventos, como a festa já tradicional.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, explica que os projetos iniciarão pela área metropolitana, para que, posteriormente, sejam estendidos às demais regiões do interior. “Essa parceria com a Sedurb é de suma importância para que possamos fazer aquilo que o governador Wilson Lima determinou, que é a interiorização do nosso estado, e tornar o turismo uma das matrizes econômicas”, pontua.

A reunião foi a primeira após o encontro dos representantes dos dois órgãos com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na última quinta-feira (14/09). Foram montadas as equipes que trabalharão no planejamento dos projetos.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, enfatiza a importância da organização urbana, para que o turismo ganhe força nas cidades e Novo Airão será o modelo, nesse sentido. “Para um turismo eficiente, que traga benefício à população, é necessária uma cidade estruturada. Por isso, vamos unir esforços, Sedurb e Amazonastur, para uma política de turismo e desenvolvimento regional no interior”, destaca.

Projetos
A ideia é que o Centro de Convenções de Novo Airão atraia uma série de eventos e turistas para a região, aproveitando o potencial do Ecofestival do Peixe-Boi, estimulando o crescimento econômico local.

Outro projeto que está sendo pleiteado junto ao Governo Federal é a modernização dos aeródromos de Maués (a 276 quilômetros da capital), Apuí (a 453 quilômetros), São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros), Borba (a 151 quilômetros) e Novo Aripuanã (a 227 quilômetros). Esta medida é essencial para melhorar a acessibilidade e a conectividade nos municípios do interior. Uma ideia discutida na reunião é a interlocução com as prefeituras, para possibilitar que a Infraero assuma a gestão e invista nesses espaços.

Também foi discutida a expansão do Programa Brilha Amazonas, ação que já tem feito a diferença nas comunidades que vivem do turismo, por meio da distribuição de painéis solares para impulsionar a sustentabilidade. Agora, o governo busca ampliar essa iniciativa.

Fotos: Gezyara Brandão/Amazonastur

Publicidade

Leia mais

NOTA DE PESAR Aecio da Silva Bezerra

elayne

Conheça 5 motivos para o seu estabelecimento participar do festival Bar em Bar 2023

Daly Ruiz

Feijoada do KIng reúne time de estrelas em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais