Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Amazonense lança em São Paulo livro sobre Blockchain, cibersegurança e eleições

Publicidade

Desde 2021 o Brasil vive cenários de animosidade política em relação ao sistema eleitoral e ao processo de apuração. O principal argumento da oposição gira em torno da possibilidade de intervenção e fraude nas urnas eletrônicas, podendo favorecer determinado grupo. No decorrer dos meses, o assunto só ganhou força. 

Pensando nisso, o advogado, professor e diretor-presidente da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (CADA), Acram Isper Jr., lançará a obra “Blockchain como Garantidor do Sistema Eleitoral Brasileiro: Caminhos Para a Segurança Eleitoral”, que explica as vantagens da tecnologia para o Brasil.

O lançamento será realizado durante o Criptorama, evento voltado ao mercado da criptoeconomia, suas boas práticas e inovações, nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP).

Blockchain é uma tecnologia de alto nível voltada ao segmento da cibersegurança. Inicialmente, servia ao Bitcoin, a moeda virtual mais popular do mundo. Porém, com o tempo, seu uso foi generalizado para outras áreas e produtos.

Em seu livro, Acram divide o assunto em quatro partes, abordando desde sua origem, composição e vantagens, além das desvantagens ao sistema eleitoral brasileiro. O tema também abrange legislação nacional e internacional sobre o uso da internet. No Brasil, a regulação é realizada pelo Marco Civil da Internet, de 2014.

“O modo como lidamos socialmente mudou muito e o Estado de Direito precisa encontrar soluções e prevenções de problemas que estejam à altura das ameaças, sejam elas reais ou fantasiosas”, explica o advogado e autor do livro.

“Os poderes devem garantir direitos, deveres e punições às Pessoas Físicas ou Jurídicas, bem como a legitimidade da Blockchain e o poder que a internet proporciona para o bem ou mal da própria democracia”, complementa.

Além de lançar o livro no Criptorama, Acram Jr. também será palestrante nos painéis sobre o “Futuro da Criptoeconomia e a Cooperação”, no dia 8 de novembro, às 10h, e sobre “regulação e Incentivo”, no mesmo dia, às 15h.

Sobre o autor

    Advogado e professor universitário, Acram Isper Jr. é natural de Manaus (AM) e tem títulos de Mestre em Direito Constitucional e Doutor em Função Social do Direito. Já escreveu outras obras, incluindo “Filosofia e Função Social do Direito” e “Democracia Digital: Definições de Uma Nova Ciberpolítica”. Atualmente exerce o cargo de diretor-presidente da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (CADA). 

Publicidade

Leia mais

Alunos da rede municipal de Manaus são aprovados em processos seletivos de cursos técnicos

elayne

Centro de ensino oferece Mestrado em Ciência Jurídica com dupla certificação

Daly Ruiz

Instituto Votorantim amplia programa de educação para mais 33 municípios em parceria com BNDES

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais