Conexão Amazônica
POLÍCIA

Amazonenses levam a voz da juventude à conferência da onu sobre o clima

(Foto1: Arthur Menescal / Foto 2: Divulgação)
Publicidade

Belém, Pará – A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, contará com a participação de duas jovens representantes do estado do Amazonas. A iniciativa, viabilizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reunirá 18 jovens de seis estados brasileiros em um esforço para amplificar a perspectiva da juventude no debate global sobre a crise climática. A COP30 terá início nesta segunda-feira (10) e se estenderá até 21 de novembro.

As jovens selecionadas, residentes em Tefé e Manaus, pertencem ao povo Kambeba. Elas levarão para a conferência pautas cruciais relacionadas à luta dos povos indígenas, à proteção dos recursos naturais e à garantia de saúde, segurança e proteção para as futuras gerações, em face do desmatamento e da poluição dos rios.

Os adolescentes e jovens que compõem a delegação participam ou participaram de diversas iniciativas do UNICEF voltadas ao combate às mudanças climáticas, incluindo a campanha EntreNoClimaUNICEF. Muitos também são membros dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) ou integram o Conselho Jovem, além de participarem de outras ações apoiadas pelo UNICEF, como o curso de Formação em Jovens Lideranças Climáticas, que selecionou 50 participantes de todo o país. Durante a COP30, eles participarão de painéis, eventos paralelos e reuniões com líderes nacionais e internacionais, com o objetivo de destacar as experiências e os desafios enfrentados em suas comunidades.

Isabele Cristina Gomes Taite, de 19 anos, residente em Tefé, é uma das representantes do Amazonas. Indígena do povo Kambeba, Isabele atua como ativista em defesa da saúde indígena, do meio ambiente e dos direitos das mulheres, crianças, jovens e pessoas LGBTQIA+. Ela ocupa posições de liderança na Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas, Makira-E’TA, na União dos Povos Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (UNIPI-MSA) e no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes.

Tainara Kambeba, de 21 anos, natural de Manaus, também representará o Amazonas. Indígena do povo Omagua Kambeba, Tainara integra a Rede de Comunicadores Jovens da Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira E’ta) e é uma ativa defensora do clima. Em 2023, ela participou da delegação de adolescentes e jovens da UNICEF Brasil na COP27 e atua como Jovem Ativista UNICEF.

A participação desses jovens na COP30 reflete o compromisso do UNICEF em promover a justiça climática e reconhecer que os impactos da crise climática já afetam diretamente os direitos fundamentais das gerações presentes e futuras.

Fonte: d24am.com

Publicidade

Leia mais

Polícia Civil prende homem por chantagear e divulgar imagens íntimas da ex-companheira

Elaine Marques

Suspeitos de financiar tentativa de golpe são alvos da Lesa Pátria

Elaine Marques

Idosa é encontrada morta com tesoura encravada no pescoço

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais