Conexão Amazônica
GERAL

Amazonino homenageia e manifesta respeito e reconhecimento aos professores

Publicidade

O candidato a prefeito de Manaus pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, manifestou, nesta quinta-feira (15/10), Dia do Professor, “respeito e reconhecimento” aos trabalhadores da educação. “O meu humilde e eterno respeito aos professores. Sem eles não há país, sociedade ou futuro”, afirmou, fazendo uma homenagem aos profissionais.
A capacitação e valorização dos docentes, disse ele, é uma preocupação constante em suas administrações e não será diferente, caso seja eleito prefeito de Manaus. No seu Plano de Governo está registrado o compromisso em promover o treinamento de professores e gestores, inclusive em técnicas de educação a distância, além de dotar as escolas de equipamentos tecnológicos para dinamizar o ensino nas unidades do município.
Um marco importante na área de educação, na gestão de Amazonino, foi a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que deu oportunidade aos professores de concluírem a graduação e pós-graduação. A UEA começou a funcionar em 2001 e, no mesmo ano, ingressariam os primeiros alunos do curso Normal Superior do Programa de Formação de Professores (Proformar).
“Através do Proformar, muitos professores tiveram a oportunidade de ingressar numa faculdade, concluindo o curso superior. Por meio da UEA, levamos o curso a todos os professores do interior do Amazonas. Isso melhorou a qualidade do ensino e foi fundamental para a carreira do professor”, destacou.
Para a professora aposentada Tereza Amorim, a UEA e o Proformar foram de primordial importância na sua carreira profissional. “Era muito difícil para nós, que éramos do interior, vir estudar na capital. Graças à UEA, concluímos o Curso Normal Superior, eu e meu esposo (já falecido). E por causa dessa graduação, tive uma valorização na minha cadeira de professora e pude me aposentar com um salário melhor. Sou grata ao governante da época, por todo o incentivo dado aos professores do Amazonas”, disse.
Em 2018, durante o quarto mandato como governador do Amazonas, Amazonino concedeu o maior reajuste dos últimos quatro governos aos profissionais da educação, de 27,02%. Manteve o plano de saúde para todos os servidores da área e aumentou o auxílio-alimentação de R$ 220 para R$ 420. O governo também devolveu aos servidores que atuam nas unidades administrativas o direito de receber o auxílio-alimentação, que havia sido retirado em 2016.
Amazonino instituiu também o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Docentes e pagou 14º e 15º salários aos professores.

Redes sociais
Amazonino concorre à Prefeitura de Manaus, tendo como candidato a vice o presidente estadual do PODEMOS, deputado Wilker Barreto. Para acompanhar o candidato nas redes sociais é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM – 92.99304-1919).

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Shopping Ponta Negra informa horário de funcionamento

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus promove manhã de atividades em alusão ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’

elayne

Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental tem inscrições prorrogadas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais