Conexão Amazônica
POLÍCIA

Animais resgatados são enviados para Ibama e clínicas veterinárias

Publicidade

Os animais resgatados no fim da tarde de ontem (12/11), em um cativeiro no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, foram levados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para três clínicas veterinárias. A ação das Polícias Militar e Civil resgatou 107 animais em uma residência e prendeu duas pessoas.

No local, foram encontrados, em gaiolas, 39 cachorros, dois gatos, 45 aves, 12 primatas, seis quelônios, um quati e duas cutias. Os animais silvestres foram encaminhados para o Ibama, enquanto os domésticos foram levados para clínicas. Estes serão destinados para adoção após avaliação do estado de saúde.

O local foi descoberto após uma denúncia. Participaram da ação o Batalhão de Policiamento Ambiental, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), o Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC) e a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães).

Uma idosa e um homem foram detidos por maus-tratos e manutenção de animais silvestres em cativeiro. Em depoimento, ela e o irmão disseram à Polícia que não compram nem vendem animais, mas que ganharam e cuidam deles. Os bichos foram encontrados com sinais de maus-tratos.

“Situação tão deplorável que nunca havia visto nesse meu tempo de Dema. Não tinha visto uma situação tão crítica de animais nesse estado, sofrendo, aparentemente muito doentes e debilitados”, disse a titular da Dema, delegada Carla Biaggi.

Investigações – Após perícia, os dois moradores da casa foram conduzidos a Delegacia e liberados após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mas as investigações continuarão para identificar se há o tráfico de animais.

De acordo com a delegada, os cães podem ter sido roubados, furtados ou receptados. São animais das raças yorkshire, maltês, poodle, chow-chow, pug e shih-tzu. Os proprietários de cachorros que estão desaparecidos podem procurar a Dema para mais informações.

A expectativa é que até a sexta-feira (15/11) as fotografias dos animais sejam disponibilizadas para identificação de possíveis donos.

A Dema está situada na travessa Hermes Fontes, 60, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Por meio dos telefones (92) 3239-3870 e (92) 99962-2340, o cidadão pode fazer denúncias referentes a maus-tratos de animais, desmatamento, pescado ilegal, entre outros.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

Publicidade

Leia mais

Adolescente é executado a tiros em quadra no Monte Sião

elayne

Suspeito de assaltos em condomínios e comércios é preso em Manaus

elayne

‘Corote’ é preso em SC por incendiar viaturas no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais