Conexão Amazônica
GERAL

Aplicativo Alerta Mulher ajuda mulheres com histórico de violência doméstica

Publicidade

Mulheres que sofrem de violência doméstica no Amazonas têm a seu favor o aplicativo Alerta Mulher, que funciona como uma espécie de botão de pânico para as vítimas. O app foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A maioria dos acionamentos no Alerta Mulher feitos no ano passado foi em virtude do descumprimento das medidas protetivas legais, prevista na Lei nº 11.340/2006, conhecida como a Lei Maria da Penha.

O app é um canal de rápida comunicação da vítima via aplicativo com a polícia. A vítima pode enviar fotos e áudios no aplicativo. Essas informações são recebidas pela equipe de monitoramento de segurança do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e, imediatamente, a viatura mais próxima é deslocada para o atendimento da ocorrência.

Cadastro no sistema – O Alerta Mulher é direcionado para mulheres que já possuem registro de violência ou agressão via boletim de ocorrência (BO). O cadastro no app pode ser feito somente na Delegacia Especializada em Crimes contra à Mulher (DECCM). No momento do cadastro, é solicitado o número do BO e do CPF da vítima.

A partir disso, a atendida é orientada a fazer o download do aplicativo no celular, e a efetuar o acesso por meio do seu CPF. Concluído todos os passos, o botão de pânico do alerta é ativado no app.

“Inclusive, no ato da denúncia, já temos até a foto do agressor, caso no ato do registro a vítima tenha anexado a foto. O Ciops funciona 24 horas, sendo assim no horário que a denúncia for realizada, a viatura será acionada”, afirma o major Bombeiro Marco Gama, coordenador da equipe de desenvolvimento do Ciops.

FOTOS:
Carlos Soares/SSP-AM

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Prevenção e tratamento de infecção de sítio cirúrgico é tema de palestra na Maternidade Moura Tapajóz

elayne

Pátio Gourmet lança catálogo de cestas de Natal para 2023, com opções para personalização do presente

Daly Ruiz

UGPE realiza 1ª Reunião com o Grupo de Apoio Local (Gal) do Novo Programa Socioambiental do Governo do Estado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais