Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

Após 16 anos, Corpo de Bombeiros do Amazonas forma segunda turma de especialistas em salvamento em altura

Publicidade

A Capacitação é realizada com base nas diretrizes da Norma Regulamentadora N.35, a NR-35, e normas europeias e americanas

Após 16 anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta terça-feira (1º/04), a formatura da segunda turma do Curso de Salvamento em Altura da instituição, com 17 servidores. Com a formação dos novos especialistas, o número de profissionais em altura da corporação chega a 35.

Publicidade

A formatura foi na sede do CBMAM, localizada na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital. O curso teve mais de 400 horas/aula de duração e foi realizado com base nas diretrizes da Norma Regulamentadora N.35, a NR-35, e normas europeias e americanas.

O comandante-geral da corporação, Orleilso Muniz, explicou que para fazer parte do curso o militar passa por um Processo Seletivo com inscrição, exames médicos, teste de aptidão física e teste de habilidade específica.

“É um curso muito crítico no qual o militar é submetido a condições extremamente críticas, no que tange ao trabalho em altura. A última turma foi em 2009, e essa capacitação é fruto do investimento do governador Wilson Lima que, além de permitir o ingresso de novo efetivos, também investiu na aquisição de equipamentos”, destacou o comandante-geral do CBMAM.

A capacitação foi promovida pela Diretoria de Formação Ensino e Pesquisa (DFEP), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Ao longo do curso, os alunos treinaram em locais estratégicos da região metropolitana de Manaus, como prédios abandonados, a ponte jornalista Phelipe Daou, torres metálicas de transmissão e cachoeiras em Presidente Figueiredo. Todos os treinamentos simulavam resgate de vítimas presas em ambientes elevados.

“Vale ressaltar que eram 51 no início, mas, dadas às circunstâncias, a atividade exigir muito físico do combatente, a parte técnica e psicológica, nós conseguimos concluir com 17 militares. Esses militares agora estão aptos a trabalhar em qualquer situação de plano elevado, utilizando cordas e equipamentos de escalada”, acrescentou o coordenador do curso, Daniel Araújo.

O militar Alan Silva é um dos novos especialistas em Altura do CBMAM e entrou na corporação no último concurso, em 2022. A inspiração para fazer o certame veio da sua família. Seu tio e seu pai são militares do CBMAM.

“Desde cedo a gente vê o exemplo que eles dão. A gente sempre espelha o pai como primeiro herói. E é muito bom quando você vê que o seu pai, realmente, é um herói para a sociedade, não só para você. O pai e o tio, é um ‘negócio’ de família já. É mais do que inspiração, era uma obrigação que eu sentia”, disse Alan.

Fotos: Paulo Bahia/CBMAM e Mauro Neto/Secom

Publicidade

Leia mais

Prevenção de doenças em crianças e adolescentes começa com a higienização escolar

Daly Ruiz

Roberto Cidade incentiva contratação de mães solo por meio de Projeto de Lei

elayne

Mais de 400 trabalhadores da prefeitura atuam no primeiro dia do reordenamento na área comercial e histórica do Centro de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais