Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Após impasses, Prefeitura anuncia sorteio de vagas em creches de Manaus para esta sexta (27)

Publicidade

A disponibilização de vagas deveria acontecer na quarta-feira (15), mas foi suspensa por duas vezes após uma determinação da Defensoria Pública do Estado.

O sorteio de vagas em creches municipais de Manaus deve acontecer nesta sexta-feira (27), segundo a Prefeitura de Manaus. A disponibilização de vagas deveria acontecer na quarta-feira (15), mas foi suspensa por duas vezes após uma determinação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

A Prefeitura de Manaus informou que o sorteio deve acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), às 9h. O processo será transmitido pela página oficial do Facebook da prefeitura e coordenado pela empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).

Atualmente, as 1.950 vagas disponíveis na rede municipal de ensino são sorteadas aleatoriamente, sendo 60% destinadas a participantes do CadÚnico e 40% para alunos em geral. Além disso, as inscrições foram realizadas apenas por meio eletrônico.

Os critérios seguem as recomendações do Ministério do Público do Amazonas (MP-AM), considerando o ofício nº 0012/2021/27 PJ, que estabelece a rede municipal de ensino sobre o sorteio das vagas das creches, priorizando o critério de vulnerabilidade social das famílias inscritas.

Impasses

Na terça-feira, a DPE solicitou providências sobre a metodologia aplicada para o sorteio. Segundo os defensores, é necessário que o processo seja mais transparente. Na ocasião, o órgão suspendeu a realização do sorteio, que antes estava previsto para ocorrer na quarta-feira (25).

Mas, no dia seguinte, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) remarcou o sorteio para as 14h desta quinta-feira. Passado o horário, a pasta informou que o sorteio segue suspenso.

De acordo com a Semed, uma nova reunião demandada pela DPE foi marcada para ocorrer na tarde desta quinta, na sede da secretaria, na Zona Centro-Sul da capital, para debaterem os critérios do sorteio. A nova data para realização foi divulgada no início da noite.

Ação judicial

A Defensoria Especializada em Interesses Coletivos e o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) informaram que vão mover uma ação judicial coletiva contra a Semed para anular a realização do sorteio para o preenchimento de vagas para as creches municipais, anunciado para esta sexta-feira (27). A decisão foi tomada após reunião desta quinta (26).

Os defensores públicos Carlos Almeida e Juliana Lopes representaram a DPE-AM na reunião e reafirmaram que a metodologia do sorteio é inconstitucional e não garante acesso à toda a população.

A ação coletiva da Defensoria visa assegurar o acesso das famílias mais vulneráveis às vagas oferecidas nas creches municipais e a maior transparência do processo.

 — Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Obras de escolas seguem em ritmo acelerado para receber alunos no início do ano letivo de 2021

elayne

UEA divulga edital de especialização em Economia da Inovação

elayne

Enem garante recursos de acessibilidade para candidatos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais