Conexão Amazônica
GERAL

Após orçamento secreto, ministério cria comissão para avaliar sigilos

Publicidade

Ministério do Desenvolvimento Regional criou uma comissão para avaliar o grau de sigilo de informações produzidas na pasta

Brasília (DF) – No primeiro dia de férias do ministro Rogério Marinho, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) criou uma comissão interna para avaliar a classificação sigilosa de documentos da pasta.

Publicidade

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (6) e é assinada pelo secretário-executivo do ministério, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, que responde pela pasta nas férias de Marinho.

Ela cria a chamada Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) no âmbito do MDR. O grupo será responsável por opinar e avaliar sobre o grau de sigilo de informações produzidas na pasta.

A comissão terá a função de orientar os servidores da pasta sobre a observância dos critérios estabelecidos na Lei de Acesso à Informação para o nível de sigilo de cada documento.

A criação do colegiado ocorre meses após o jornal O Estado de S. Paulo revelar, por meio de um ofício enviado a Rogério Marinho, o chamado “orçamento secreto”.

O jornal revelou que emendas definidas relator do Orçamento da União estavam sendo utilizadas para beneficiar parlamentares que votavam com o governo no Congresso.

Pela portaria publicada no Diário Oficial desta quinta, a comissão de documentos sigilosos será presidida pelo ouvidor do Ministério do Desenvolvimento Regional, que é um servidor concursado com mandato.

Comissão está prevista na Lei de Acesso

A criação da comissão pelo Ministério do Desenvolvimento Regional atende uma recomendação da Lei de Acesso a Informação (LAI). O decreto que regulamentou a lei diz que “órgãos e entidades poderão constituir” a CPADS.

A decisão de constituir a comissão veio três anos depois da criação do próprio MDR, criado no início do governo Bolsonaro pela fusão dos ministérios das Cidadas e da Integração Nacional.

No caso, outros ministérios tem suas próprias comissões há mais tempo. A Agricultura e Pecuária regulamentou sua comissão em 2019. O Ministério da Justiça publicou portaria criando seu CPAD em maio de 2020.

Publicidade

Leia mais

Governo abre crédito de R$ 1 bi para ações na Terra Indígena Yanomami

elayne

Thiago Maia entrega mais de 200 brinquedos para crianças em Boa Vista

elayne

Empreendedorismo feminino abre a terceira temporada do Manaus Podcast

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais