Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Apresentações teatrais marcam o encerramento da “4ª Temporada Floresta Encantada” da rede municipal de Educação

Publicidade

Para desenvolver o hábito da leitura, estimular a imaginação, o poder da observação e ampliar as habilidades artísticas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 9/12, o encerramento da “IV Temporada Floresta Encantada”. O evento aconteceu no auditório da Semed, na avenida Maceió, Parque 10, zona Centro-Sul da capital.

A ação faz parte da “3ª Mostra do Projeto Contação de História”, que este ano teve como inspiração as “Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica”, de Elson Farias. Para o coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Renato Júnior, o projeto é uma forma pedagógica de ensinar para as crianças sobre a preservação do meio ambiente.

Publicidade

“O lúdico faz parte da proposta pedagógica desse projeto, por meio da contação de histórias, que fascina as crianças e assim elas aprendem sobre a conservação do meio ambiente. Essa é uma aprendizagem que vai além da sala de aula e é para vida”, disse o coordenador.

A culminância contou com a apresentação de sete unidades de ensino, sendo quatro Centros Municipais de Educação (CMEI) e três Escolas, uma por Divisão Distrital Zonal (DDZ). Todas as apresentações tiveram a duração de 10 minutos e cerca de 12 crianças.

Várias histórias foram contadas como a da Tucandeira; Noite de Viração; Não queime a Amazônia, entre outras.  As crianças do CMEI Balbina Mestrinho, contaram a história, “Viajando com o boto no fundo do rio”. O pequeno João Henrique, 6 anos, do 2º período, achou muito interessante a lenda do Boto. “Ele é ser vivo, que mora no rio e durante a noite, sai da água se veste branco e namora as meninas”, contou o menino, que interpretou um peixe piranha.

Para a professora, Rita Aguiar, a atividade, além de envolver as crianças, também conta muito com o apoio dos familiares. “Para elaborar toda essa apresentação, foi necessário muito material e nós utilizamos tudo aquilo que iria para o lixo ou seria jogado na rua como garrafas plásticas, papelão, copos descartáveis, que foram doados pelas famílias, e na sala de aula demos um novo caminho para tudo isso e as crianças entenderam a importância do descarte correto e levam isso para casa também”, comentou a professora.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Brasil derrota Portugal e avança no Mundial de Beach Soccer

elayne

David Almeida e Alberto Neto seguem para o segundo turno em Manaus

elayne

Prefeitura de Manaus prorroga prazo para solicitar créditos da Nota de Serviço para abatimento no IPTU 2025

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais