Conexão Amazônica
GERAL

Aproximadamente 10 mil RGs estão à espera de seus donos em Manaus

Publicidade

Para receber o documento, solicitante deve se dirigir ao PAC onde atendimento foi feito

Manaus (AM) – Solicitados de 2019 até agosto deste ano, 9.962 Registros Gerais (RGs) estão à espera dos donos nas dez unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus. A informação é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Deste total, 7.462, cerca de 75%, são documentos de pessoas que realizaram o processo de emissão da identidade a partir de janeiro de 2021.

A Secretaria Executiva de Cidadania da Sejusc (Secid), responsável pelos PACs, ressalta que as pessoas devem buscar os RGs na unidade onde fizeram o atendimento, das 8h às 14h, apresentando um comprovante de identificação, como Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso seja menor de 18 anos, é necessário levar o documento do responsável.Play Videohttps://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.528.0_en.html#goog_706319735Advertisement: 0:09

Para o titular da Sejusc, Emerson Lima, esse é um número preocupante, pois são quase 10 mil documentos que ainda não foram retirados. Por isso, a pasta tem trabalhado para concluir essa entrega e também seguir com a ampliação do serviço na capital e no interior do Amazonas.

“Desde 2019, aproximadamente 10 mil pessoas ainda não foram buscar seus RGs. A pandemia da Covid-19 gerou uma demanda reprimida de emissão, mas estamos trabalhando diariamente para o documento chegar até os donos. Então, é fundamental que todo o processo seja concluído, desde o agendamento por meio do aplicativo até a retirada do RG”, disse o gestor.

Ainda de acordo com o secretário, hoje são oferecidas, por mês, 17 mil vagas pelo aplicativo PAC Digital. Deste número, 25% das pessoas que agendam o serviço não comparecem à unidade do PAC para realizar o processo de emissão do RG.

Desde o início do ano, a secretaria já passou por mais de 38 municípios, levando aos moradores toda a estrutura de um PAC, além de diversos bairros de Manaus. Somando estes mutirões e as emissões de RGs nos PACs, tanto na capital quanto no interior, em sete meses já foram entregues à população 119.010 identidades; uma média de 17 mil por mês.

Atualmente, a Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Cidadania, coordena 15 PACs, sendo nove na capital e seis no interior: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé.

*Com informações da assessoria

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 179 vagas de emprego nesta quarta-feira, 8/2

elayne

Prefeitura inicia emissão de registros fundiários da Colônia Antônio Aleixo

elayne

Prefeitura divulga os vencedores dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais