Conexão Amazônica
BRASIL

Aras recomenda suspensão da retirada de diplomatas de Maduro

Publicidade

Procurador-geral da República citou a pandemia do novo coronavírus e a situação ‘crítica’ dos serviços de saúde da Venezuela

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ofício ao Itamaraty cobrando a suspensão da ordem de retirada do corpo diplomático venezuelano do País. A medida se estende também a quem fornecia serviços de apoio e familiares dos atingidos pela medida.

O governo brasileiro estipulou até este sábado (2) a saída dos diplomatas do governo Nicolás Maduro. A Venezuela se recusa a cumprir a decisão alegando ‘pressões desnecessárias’ do Planalto.

De acordo com Aras, a recomendação da PGR deve durar ‘enquanto é esclarecido o contexto de tomada da medida e são coligidos elementos a fim de verificar os eventuais riscos existentes para seu cumprimento’, citando a pandemia do novo coronavírus e a situação ‘crítica’ dos serviços de saúde da Venezuela.

O PGR avalia que a recomendação deve considerar a perspectiva humanitária, o contexto epidêmico e as normas nacionais e internacionais dos direitos humanos.

No início de 2019, Bolsonaro reconheceu a ‘presidência autoproclamada’ de Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, de maioria opositora, que teve suas prerrogativas anuladas pela Justiça controlada por Maduro.

Em junho do ano passado, Bolsonaro aceitou as credenciais de María Teresa Belandria Expósito como representante da Venezuela no Brasil. Ela foi indicada por Guaidó.

Publicidade

Leia mais

TSE anuncia centralização de informações sobre condenações e óbitos

elayne

Randolfe pede que TCU investigue gastos de churrasco de Bolsonaro no Dia das Mães

elayne

Governo prorroga prazo para alistamento militar até setembro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais