Conexão Amazônica
CULTURA

Artistas apresentam técnicas de desenho e esculturas em exposição no Liceu de Parintins

Publicidade

As duas mostras gratuitas inauguram hoje (13/03) e seguem até o dia 13 de maio, no Liceu, que funciona no Bumbódromo de Parintins

Um passeio pelo município de Parintins pelos olhos de quem conhece cada particularidade do local, ruas e pontos turísticos. Esta é a proposta da segunda edição da exposição “Recordações”, que inicia hoje (13/03), na Galeria Jair Mendes, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade Parintins, instituição do Governo do Estado, administrada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Publicidade

A mostra gratuita traz 24 obras produzidas com a arte do grafite, aguada de nanquim, colagem e técnicas mistas, assinadas por alunos do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Parintins. A primeira edição de Recordações aconteceu em 2016, e tinha o propósito resgatar cenários antigos da ilha (a 369 quilômetros de Manaus).

Segundo o coordenador do curso de desenho artístico da instituição, Josinaldo Mattos, a proposta da nova edição é revelar, por meio das artes visuais, a sequência do trajeto de quem desembarcava no porto da ilha Tupinambarana, mapeando ruas, edificações antigas e cenários.

“A chegada pelo Porto (de Parintins), tem a primeira rua da época; subindo mais um pouco tem o Cine Oriental, descendo tem a praça do Cristo Redentor, o Largo da Prefeitura, o Mercadão e outros locais”, revela Josinaldo, que também é o curador da mostra.

Ainda de acordo com Mattos, a nova formatação da montagem propõe um passeio pela cidade e gera maior interação com o público. Ele destaca ainda que muitos dos alunos que assinaram as obras em 2016, atualmente, seguem carreira artística.

“O Junior Fuziel é desenhista do Boi Caprichoso. Tem o Demerson, o Igor Viana, o Anderson Rodrigues, que faz parte do Conselho de Artes do Garantido, e muitos deles cursam ou cursaram a faculdade de desenho”, completa o coordenador.

O secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, ressalta o trabalho desenvolvido pelo Liceu voltado para o segmento artístico. “O Liceu, além de ser uma porta de entrada para muitos artistas, nas diversas áreas, é uma instituição que se dedica à formação dos profissionais, para que o talento caminhe junto com a qualificação técnica e a cultura se torne uma atividade rentável”, disse o secretário.

Esculturas

Ainda no Liceu de Parintins, na Galeria Vandir Santos, a exposição de esculturas “Karú Sakaibê – O Povo que vem da Terra”, de Patrick Colares, comprova, mais uma vez, o talento dos artistas parintinenses.

A mostra inédita tem a curadoria de Ericky Nakanome e reúne nove obras de indígenas e seres da floresta, esculpidas em argila com dimensões variadas. O acervo assinado por Colares foi contemplado no Edital Amazonas Criativo – Mostras e Exposições 2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Patrick é artista plástico, nascido em Parintins, que se destaca no cenário nacional, desenvolvendo esculturas grandiosas para o Festival Folclórico de Parintins, Ciranda de Manacapuru, Carnaval de Manaus e de São Paulo.

As exposições “Recordações” e “Karú Sakaibê – O Povo que vem da Terra”, têm entrada gratuita no Liceu de Parintins, avenida das Nações Unidas, Centro. A visitação segue até o dia 13 de maio nos seguintes horários: Segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h; e aos sábados, das 14h às 18h.

FOTOS: Eduardo Melo/Divulgação Liceu de Parintins

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Evento em Manaus oferece serviços gratuitos para cães e gatos, confira!

elayne

Biblioteca Pública: 150 anos incentivando a produção intelectual do Amazonas

elayne

Portal da Cultura oferece aulas do ‘Praticarte’ e visita virtual em 360 graus ao Teatro Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais