Conexão Amazônica
POLÍTICA

Assembleia Legislativa adequa Lei de Isenção do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação

Publicidade

 Durante a Sessão Plenária, desta quarta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promulgou a Lei nº 6.030 de 2022, que alterou a Lei nº 5.617 de 2021, para efetivar seus efeitos retroativos a contar de 23 de março de 2020, data do Decreto Estadual nº 42.100 de 2020, que declarou o Estado de Calamidade Pública no Estado do Amazonas.

Pelo texto da Lei nº 5.617, em seu artigo 1º, passa a ficar isento, no Amazonas, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), na hipótese de inventário ou arrolamento, judicial ou extrajudicial, cuja causa do óbito seja em decorrência da Covid-19, enquanto durar o período de calamidade pública em decorrência da pandemia.

Publicidade

Na justificativa do PL nº 271 de 2022 é esclarecido que após a aprovação, em setembro de 2021, muitas dúvidas surgiram a respeito de quando os efeitos da Lei passariam a valer. Em outras palavras, a partir de quando seriam considerados os óbitos para fins da isenção. Desta forma, ainda diz a justificativa, o Projeto de Lei tem como objetivo sanar quaisquer dúvidas que possam surgir, para que os efeitos para fins de isenção contem a partir de 23 de março de 2020.

Publicidade

Leia mais

PP forte com o médico Álvaro Moreira Júnior em São Sebastião do Uatumã

elayne

Vereador Peixoto prestigia sessão solene da CMM que homenageou os garis de Manaus

elayne

CPI da Câmara vai pedir condução coercitiva de sócios da 123Milhas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais