Conexão Amazônica
SAÚDE

Atendimento de pacientes diabéticos adota ações contra a Covid-19

Publicidade

Em meio à pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Manaus segue oferecendo diagnóstico, tratamento e orientação aos portadores de diabetes. A doença crônica, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), acomete 100.745 pessoas em Manaus. Neste sábado, 14/11, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Mundial do Diabetes, o titular da Semsa, Marcelo Magaldi, orienta a população a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas da capital, obedecendo a todos os cuidados exigidos contra o novo coronavírus.

“Se você está buscando o diagnóstico ou fazendo o acompanhamento do diabetes em nossas unidades, fique atento àquelas medidas simples, mas que fazem toda a diferença na prevenção do vírus: use máscara; higienize constantemente as mãos; e observe o distanciamento social mínimo para evitar a contaminação. Nossas equipes estão à disposição, para garantir que você possa viver de forma plena com o diabetes controlado”, explica Magaldi.

Publicidade

Atendimento
Apesar da pandemia do novo coronavírus, os pacientes diabéticos continuam sendo acompanhados e monitorados pelo Programa Hiperdia, nas unidades de saúde municipais, que também promovem ações educativas sobre a doença. O usuário diabético e hipertenso com alteração no quadro clínico tem prioridade de atendimento nas UBSs. Ele é inserido no fluxo da unidade, separado das pessoas com síndrome gripal, garantindo o atendimento e a segurança sanitária.

Os usuários estáveis têm retorno garantido às consultas de acompanhamento, seguindo com a agenda programada da unidade de saúde, para evitar aglomerações. A qualidade dos atendimentos também está sendo reforçada por meio de webconferências, vídeos e notas técnicas disponibilizados na rede interna da Semsa, para nortear os profissionais de saúde na pandemia.

Medicamentos
Os idosos acometidos pelo diabetes tiveram assegurada a entrega dos medicamentos e insumos em quantidade suficiente para 90 dias de uso, para que não precisem se deslocar até a UBS e se expor ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. Aos demais grupos, a entrega é mensal, entretanto, a orientação é a de que o usuário indique uma pessoa de confiança que não tenha comorbidades, para receber as medicações na unidade com a receita e os documentos necessários.

Os usuários insulinodependentes, atendidos pelo Programa de Automonitoramento de Glicemia Capilar, estão sendo orientados a retirar aparelho de glicemia, lancetas, fitas, insulinas NPH e regular, seringas de insulina, nas seguintes unidades distritais: UBS Áugias Gadelha e Policlínica José Antônio da Silva (zona Norte); Policlínica Castelo Branco e UBS São Francisco (zona Sul); UBS José Avelino Pereira, UBS Alfredo Campos, UBS Josephina de Mello, UBS Gebes de Medeiros, UBS José Amazonas Palhano, UBS Cacilda de Freitas e UBS Enfermeira Ivone Lima dos Santos (zona Leste); e Policlínica José Raimundo Franco de Sá e Policlínica Djalma Batista (zona Oeste).

Também foi adotada a flexibilização da validade da receita dos medicamentos de uso contínuo e da entrega dos insumos para controle de glicemia (fitas, seringas, lancetas), a fim de evitar deslocamentos desnecessários pela população.

Pé diabético
O serviço de curativos complexos feito pelo programa Pé diabético continua normalmente nas unidades de referência municipal, com atendimento agendado previamente, para evitar aglomerações. O programa tem como finalidade: fortalecer os cuidados aos usuários com diabetes mellitus; identificação precoce de casos suspeitos; identificação precoce de complicações; orientações educativas.

Os exames de avaliação neuromotora e Índice Tornozelo Braqueal com Doppler Vascular Pressórico foram mantidos nas consultas médicas nas UBSs.

As unidades municipais de referência que trabalham com o programa são: UBSs Áugias Gadelha e Sálvio Belota (zona Norte); UBS Dr. José Rayol dos Santos (zona Centro-Sul); UBSs Alfredo Campos e Guilherme Alexandre (zona Leste) e UBS Leonor de Freitas (Oeste).

Mais ações da Prefeitura de Manaus no combate ao diabetes podem ser conferidas no portal da Semsa, pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/servico_acoes_saude/?t=diabetes.

Texto – Divulgação / Semsa
Foto – Arquivo / Semsa

Publicidade

Leia mais

Sobe para 23 o Número de mortos por Covid-19 no Amazonas

elayne

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

elayne

Dezembro Laranja: médica fala sobre a importância da prevenção ao câncer de pele

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais