Conexão Amazônica
GERAL

Atividades do Proerd têm início nas escolas da rede municipal

Publicidade

A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas, deu início, nesta terça-feira, 5/4, às atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A abertura ocorreu na escola municipal República do México, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul.

No primeiro semestre deste ano serão atendidas 20 unidades de ensino da rede municipal e aproximadamente 2.500 estudantes do ensino fundamental, anos iniciais, com aulas apoiadas pela cartilha “Caindo na Real” para alunos do 5º ano.

Publicidade

O objetivo do programa é realizar tarefas voltadas à prevenção do uso indevido de drogas e situações geradoras de violência que coloquem em risco a saúde, a integridade física e as perspectivas de desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

O gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Mário Jorge Cruz Lima, explicou que o Proerd favorece a questão da disciplina e o desempenho dos alunos na escola. “O programa favorece uma comunicação mais saudável e os alunos passam a conhecer também o trabalho da Polícia Militar, a forma que eles atuam. Eles passam a entender isso desde o momento em que eles têm essas aulas com os profissionais, com os instrutores da Polícia Militar”, acrescentou Mário Jorge.

A parceria com a Polícia Militar, por meio do Proerd, já ocorre desde o início das atividades do Programa em Manaus, com um alcance de mais de 65 mil alunos atendidos até o ano de 2021. Para este ano, a perspectiva de atendimento com aulas, oficinas e palestras é de aproximadamente 20 mil alunos.

Para o coordenador do Proerd, major Alisson Henriques, esse momento é importante porque as atividades presenciais estão sendo retomadas desde o início do ano letivo.

“Nós estamos fazendo essa visita na escola República do México e nos preparando para atender aproximadamente 2.500 alunos da rede municipal em 16 escolas. Então, já estamos programando juntamente com a Semed uma grande formatura no encerramento do primeiro semestre”, informou.

Recepção

Para a gestora da República do México, Lucy Meire da Rocha Braga, o trabalho dos instrutores da Polícia Militar atua em conjunto com a missão da escola, de enfrentar a questão da violência e reforçar o combate ao uso de drogas.

“Recebemos eles com bastante alegria, as crianças vibram a cada terça-feira que encontram o instrutor. A nossa missão é promover uma educação pública de qualidade, é nisso que nós pautamos o nosso trabalho, então é grande a satisfação de tê-los conosco no primeiro semestre”, concluiu.

— — —

Texto – Alexandre Abreu/Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena acumula e prêmio agora é de R$ 63 milhões

elayne

Barragem transborda em Nova Lima e atinge BR-040, na Grande BH

elayne

Especialista orienta sobre o uso do 13º salário e a organização das contas de final de ano

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais