Com objetivo de integrar a seleção brasileira de Karatê na categoria sênior, cinco atletas da Associação Esportiva Hien Kan, do Amazonas, irão participar da Seletiva Nacional 2 de Karatê, que ocorrerá entre os dias 15 a 19 de março, em Joinville, Santa Catarina.
De acordo com o presidente da associação, o sensei Washington Melo, os atletas: Gustavo Guimarães, 17; Júlio Garcia, 17; Ryan Christian, 21; e os irmãos Carlos Faria, 17, e Nathalia Faria, 21, estão treinando constantemente para participar dessa etapa da seletiva.
Washington destacou que, dos cinco atletas, Nathalia e Carlos participaram da Seletiva Nacional 1 de Karatê e se classificaram para a categoria de base da seleção brasileira do esporte. O evento ocorreu entre os dias 1° a 5 de março deste ano, no município de Caucai, no Ceará.
Melo explicou que os irmãos, mesmo já classificados, irão participar dessa segunda seletiva para tentar vaga na categoria sênior.
“Nós já tivemos a primeira seletiva. Nessa etapa dois já foram classificados para categoria de base da seleção brasileira. Como eles já podem optar em participar da categoria sênior, eles também irão disputar a vaga nessa categoria. Nossa expectativa é que os demais que estão tendo a oportunidade de ir se classifiquem e os dois que já estão classificados na base passem para a sênior” explicou o sensei, que também irá acompanhá-los na viagem.
O presidente da Hien Kan destacou, ainda, que o Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), ajudou a associação com passagens aéreas para os atletas que participaram da competição. “Agradecemos a FAAR que nos apoiou com parte das passagens aéreas”, pontuou.
Expectativas
A atleta Nathalia Faria falou dos resultados obtidos por ela na primeira seletiva e da expectativa para a próxima competição.
“Este ano começamos com bons resultados, estou muito feliz porque foi um campeonato em que obtive 100% de aproveitamento. Agora estou com uma expectativa muito boa para este próximo campeonato. Espero trazer o melhor resultado possível e sair com a sensação de dever cumprido, de que dei o meu máximo e que consegui mostrar realmente o que eu sei fazer”, declarou Nathalia.
Morador do município de Borba, o atleta Ryan Christian, destacou que está confiante no êxito da equipe na competição. “Estou treinando muito, estou bastante confiante e confiando também na minha equipe. Se Deus quiser vai dar tudo certo para a gente entrar na seleção e representar muito bem o Brasil”, disse o atleta, explicando que realiza os treinamentos no município de Borba e que está em Manaus há duas semanas treinando com a equipe para participar da competição.