Conexão Amazônica
CIDADES

Ato em Manaus distribuirá mudas amazônicas em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Publicidade

O ato ocorrerá na praça da Polícia, no Centro de Manaus

Manaus (AM) – Movimentos sociais e organizações da sociedade civil irão realizar, no próximo sábado (4), um ato em defesa do meio ambiente, da Amazônia e dos indígenas. O evento inicia às 9h e é uma alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Publicidade

O ato ocorrerá na praça Heliodoro Balbi (praça da Polícia), no Centro de Manaus, e terá distribuição de mudas amazônicas, panfletos e manifestações artísticas.PauseUnmuteCurrent Time 0:27/Duration 0:30Loaded: 100.00%Fullscreen

Segundo a presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA), Márcia Medina, o ato busca alertar para o avanço dos ilícitos ambientais (desmatamento, grilagem, garimpo ilegal) na Amazônia e o ataque sistemático aos povos indígenas que habitam esses e outros espaços. Ela também é egressa do mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Nosso intuito é nos unirmos e juntos darmos um grito em favor da Amazônia, da preservação da biodiversidade e pela defesa dos povos originários que são os verdadeiros donos dessas terras. Como uma metrópole no meio da floresta, é nossa obrigação defendermos essa pauta e nos manifestarmos publicamente sobre isso”, afirma ela.

O ato ocorrerá no Projeto Jaraqui, já tradicional no Centro de Manaus. Serão distribuídas mudas de plantas e árvores amazônicas, além de panfletos informativos e de alerta para a questão ambiental. Haverá também discussões acerca dos principais ataques sofridos pela Amazônia e manifestações artísticas através da música.

Ameaças

Em abril, último mês da estação chuvosa da região amazônica, uma área de 1.197 km² foi desmatada na Amazônia, tamanho equivalente à cidade do Rio de Janeiro. O número é 54% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021 e o pior percentual de desmatamento em 15 anos. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Além do crescimento dos ilícitos ambientais, indígenas estão sendo ameaçados no Congresso Nacional com a tramitação dos projetos de lei 191/2020, que libera a mineração em terras indígenas, e 490/2007, que institui a “tese” do marco temporal, proibindo a demarcação de terras indígenas para os povos expulsos de seus territórios originários.

Organização

Integram o ato o Movimento Vozes do Silêncio; coletivo Mulheres da Educação; Partido Socialismo e Liberdade (Psol); Sindicato dos Jornalistas do Amazonas; núcleo do Partido dos Trabalhadores em Petrópolis; Sind-UEA; partido Rede; SitraAM/RR; Adua; Partido Comunista Brasileiro (PCB); Juventude PCB; Sintesam; CSP-Conlutas; Floresta Manaós; Companhia Vitória Régia de Teatro; Mama; Ama; Projeto Jaraqui; SOS Encontro das Águas; Núcleo de Cultura Política da Ufam; e Cooperativa de Produtores Rurais Assentados do AM.

*Com informações da assessoria

Publicidade

Leia mais

Projeto ‘Desvendar Esporte’ vai promover oficinas de atletismo, ginástica rítmica e festival esportivo em escolas do Município

elayne

Centro de Manaus recebe grande ação de limpeza da prefeitura neste sábado, 18/6

elayne

Prefeitura de Manaus atua em obra de contenção de erosão no bairro Colônia Antônio Aleixo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais