Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Autora do Código de Proteção aos Animais, deputada Joana Darc faz alerta sobre o uso de chumbinho no Amazonas

Publicidade

Após o caso de envenenamento de 40 cães no bairro Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), a deputada estadual Joana Darc (UB) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (10/6), para trazer um alerta aos tutores de animais sobre o crime de maus-tratos envolvendo substâncias tóxicas. A parlamentar é autora de leis que tratam da criminalização do envenenamento no Amazonas.

Segundo a Lei n.º 6.670/2023, que institui o Código de Proteção aos Animais do Amazonas, envenenar um animal, ocasionando-lhe ou não a morte, é considerado crime de maus-tratos. O infrator é multado e, dependendo da gravidade do caso, pode até ser preso por tentar contra a vida do animal.

Publicidade

Joana defende as punições e relata a dificuldade de reconhecer os casos.

“Infelizmente, quando se envenena um animal, além de ser uma atitude desumana, é um crime muito difícil de ser identificado. A gente não consegue provas para punir de forma efetiva quem faz isso. Por esse motivo, combatemos a venda desses venenos e que fique esse alerta para a população do Amazonas, envenenar um animal é crime de maus-tratos e quem comete merece a punição”, disse.

Chumbinho proibido no Estado

A Lei nº 4.902/2019, de autoria de Joana Darc, trata da obrigatoriedade aos estabelecimentos comerciais de produtos agropecuários, feiras, comércio de rações e similares, no Amazonas, de afixarem cartazes sobre a proibição do comércio e utilização do agrotóxico “chumbinho”.

A parlamentar fez um apelo para que as pessoas evitem o uso do veneno.

“Isso é uma arma e pode prejudicar não somente os animais, mas também as pessoas. O dano é irreversível ao cão ou gato, e isso traz uma dor tão grande aos tutores. Então, evitem o uso e denuncie caso você veja um comércio vendendo, pois isso é passível de multa”, ressaltou.

Caso Cauã Reymond

Na última sexta-feira (7/6), o ator Cauã Reymond publicou um vídeo alegando que seus cães, Romeu e Shakira, foram envenenados.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) acompanha o caso que desencadeou em uma investigação sobre o envenenamento de cerca de 40 cães no Jardim Oceânico, no bairro Barra da Tijuca.

O ator global noticiou que o cachorro Romeu não resistiu e veio a óbito no sábado (8/6).

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 931 vagas de emprego nesta sexta-feira, 20/10

elayne

MPAM e Governo dos EUA assinam termo de cooperação para troca de informações sigilosas que visam combater o crime organizado e a corrupção…

elayne

Café de Negócios reúne corretores de imóveis

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais