Conexão Amazônica
CIDADES

Bairro da Zona Norte lidera número de reclamações na Comissão de Defesa do Consumidor

Publicidade

A pandemia do novo coronavírus não interrompeu o trabalho realizado pela Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no primeiro semestre deste ano. Estabelecimentos como supermercados e postos de gasolina foram fiscalizados e até notificados, mas é o bairro Lago Azul, Zona Norte, que tem liderado o número de reclamações, desde o último mês de maio, quando o “Disk Denúncia” foi criado pela Casa Legislativa, para atendimento direto ao público.

O alvo dos moradores tem sido a concessionária de energia elétrica e os altos preços cobrados na fatura mensal. Dos 300 processos abertos até agora, referentes a reclamações e denúncias, aproximadamente 120 estão relacionados à conta de luz, no Lago Azul.

De acordo com relatos feitos pelos moradores, os valores variam de R$ 700 a R$ 1.000, em média, e são considerados abusivos para quem, até pouco tempo, não tinha esse tipo de despesa no orçamento familiar.

Os dados foram confirmados pela assessoria jurídica da Comdec, que chegou a atender a mais de 50 pessoas em apenas uma semana, no mês de maio, quando a energia começou a ser tarifada pela empresa naquela área da cidade.

“Já começamos a encaminhar as famílias para o programa da tarifa social e agora vamos negociar os débitos com a empresa. Aproveitamos também para solicitar a vistoria nos medidores. Estamos aqui para defender o consumidor e essa parceria precisa estar bem próxima, alinhada em prol da população”, afirma o presidente da Comdec, vereador André Luiz ((PL).

Com a missão de orientar, receber reclamações e realizar prestações de serviços diversos, a Comdec precisou estender o horário de atendimento para poder dar conta de grande demanda, que vai desde situações mais simples, como o preço do álcool em gel, a casos mais complexos, como a alta nos preços das tarifas de energia elétrica, água e combustível.

Além de manter as fiscalizações e realizar trabalhos de casa, por meio de um canal direto com a população, a Comdec criou uma plataforma digital para fazer reuniões virtuais e discutir as demandas recebidas.

Disk Denúncia

O Disk Denúncia 9263-3587 foi disponibilizado pela Câmara de Manaus (CMM), para servir de canal de comunicação direta, via “Whatsapp”, entre a população e a equipe da Comdec.

O trabalho de prestação de serviço da comissão é direcionado à fiscalização, audiências conciliatórias, negociação de dívida e encaminhamentos diversos, inclusive, para o Ministério Público, caso seja necessário.

A atuação é feita em parceria com órgãos como o Procon, Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), entre outros.

Nova estrutura

No ano passado, o presidente da CMM, Joelson Silva (Patriota), entregou a nova estrutura da Comdec, para atendimento ao público, com guichês individuais e área onde as audiências de conciliação são realizadas. O local funciona no primeiro andar e, por conta da pandemia do novo coronavírus e dos cuidados tomados pelo Poder Legislativo em relação à doença, será aberto gradativamente ao público.

Joelson Silva destaca a importância da sala para a população e informa que a mesma será reaberta gradativamente, para facilitar o acolhimento dos consumidores.

“Essa sala foi criada para facilitar a vida das pessoas que se sentem lesadas de alguma forma e não sabem como exigir os direitos que possuem perante a lei e à Justiça. Representa mais um instrumento de defesa e proximidade do Poder Legislativo com o cidadão”, afirma Joelson Silva.

Texto: Isaac Júnior – Dircom/CMM

Fotos: Comdec/CMM

Publicidade

Leia mais

Sinepe apóia evento para Educadores

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus conclui drenagem profunda no bairro Lírio do Vale

elayne

Durango Duarte é condecorado com Medalha de Ouro Cidade de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais