Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Balaio da Oxum 2024 celebra matrizes africanas e preservação do meio ambiente no próximo domingo

Publicidade

Em sua nona edição, o evento marcha mais uma vez contra a intolerância religiosa e em defesa da Amazônia

Um dos principais eventos das comunidades de matriz africana de Manaus, o Festival Cultural Balaio da Oxum realiza sua nona edição no próximo domingo, 08/12, a partir das 16h, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste da cidade. Com o tema “Sob a proteção de Oxum: água, território e ancestralidade em defesa da vida”, o evento destaca esse ano a pauta da preservação do meio ambiente e da Amazônia, além da tradicional marcha contra a intolerância religiosa e o racismo.

Publicidade

A celebração deve reunir integrantes de povos de terreiro, lideranças indígenas e sociedade civil em homenagem a Oxum, orixá da fertilidade, das águas doces e do amor. O evento inicia com a concentração no estacionamento da Ponta Negra, a partir das 16h, de onde o público sairá em marcha ao longo da Avenida Coronel Teixeira em direção à praia.

Em seguida, já na praia, acontece o xirê, um momento de cerimônia que saúda Oxum e outras divindades por meio de cantos. A programação se encerra à noite, com um espetáculo artístico na praia da Ponta Negra, reunindo shows musicais de atrações como Samba do Índio, Mara Lima, Papo de Preto e Márcia Siqueira, além de exposições culturais.

“Vamos caminhar, como todos os anos, contra a intolerância religiosa e também para combater todo mal que tem sido causado ao meio ambiente”, afirma a Nochê Flor Ty Navê, presidenta da Associação Brasileira do Balaio da Oxum (AbraOxum) e uma das organizadoras do evento. “É importante a gente falar da proteção da biodiversidade. Não podemos mais acordar respirando um ar de fumaça e viver tanto descaso com a natureza”.

Sustentabilidade e preservação

Este ano, além do tema, o Balaio da Oxum também reforça o compromisso com o meio ambiente ao promover o uso de balaios biodegradáveis durante o evento. Os balaios que dão o nome ao evento são adornos produzidos em oferenda a Oxum, como uma forma de agradecer à orixá e simbolizar a ancestralidade e a conexão com a natureza.

Por isso, todas as oferendas produzidas para o evento deverão ser feitas de materiais naturais, como frutas, flores, folhas e balaios feitos com materiais sustentáveis, como palhas e cascos de frutas. Essa iniciativa é uma forma de minimizar os impactos ambientais, substituindo embalagens descartáveis, como vidros e plásticos, e reduzindo a geração de resíduos.

Serviço

O quê: Balaio da Oxum 2024

Quando: 8 de dezembro (domingo), a partir das 16h

Onde: Complexo Turístico da Ponta Negra

Quanto: Gratuito

Publicidade

Leia mais

Em Santo Antônio do Içá mutirão é realizado para eliminar focos de criadouros da Dengue

Daly Ruiz

AD Tradicional realiza 1ª Exposição de Mulheres Empreendedoras

elayne

Prefeitura de Manaus certifica 5ª turma do curso ‘Técnico de Celular’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais