Conexão Amazônica
ENTRETENIMENTO

Banda ‘Maria Vem com as Outras’ une mulheres contra a violência no Carnaval

Publicidade

Evento, que reuniu centenas de pessoas, aconteceu nesta sexta-feira (14/02), no Centro de Manaus

Reforçando o tema “Não é Não: Meu corpo me pertence”, a 10ª edição da banda “Maria Vem com as Outras” reuniu centenas de pessoas nas ruas do Centro de Manaus nesta sexta-feira (14/02). O evento foi realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Para a secretária da Sejusc, Caroline Braz, é importante utilizar períodos de festividades como o Carnaval, que reúne uma grande concentração de pessoas, para conscientizar a respeito da violência de gênero.

Publicidade

“Queremos trabalhar a conscientização de homens e mulheres com relação à importunação sexual. Todas as equipes da Sejusc estão trabalhando juntamente com a Secretaria de Assistência Social nas bandas de Carnaval, para conscientizar e coletar denúncias”, explicou. “Neste ano a Sejusc aderiu à campanha nacional do ‘Não é Não’, voltada para a conscientização a respeito do crime de importunação sexual, para mostrar que isso é crime e dizer que todos devemos respeitar”.

O evento contou ainda com a presença de representantes de secretarias estaduais, parlamentares e movimentos sociais. “Acho uma excelente iniciativa porque acaba garantindo realmente os direitos das mulheres, com respeito, amizade e sinceridade. O bom é brincar o Carnaval com muita harmonia e sempre se colocar no lugar do outro, sempre respeitando”, afirmou o psicólogo Igor Manolo, participante da banda este ano.

A banda “Maria Vem com as Outras” surgiu no Carnaval de 2010, com o objetivo de mobilizar mulheres contra a violência doméstica, principal pauta do Cedim ao longo dos anos. Conforme Dora Brasil, presidenta do conselho, a iniciativa educa a população a respeito dos direitos das mulheres.

“Todos os anos organizamos o evento com o apoio irrestrito do Governo e Sejusc, para alertar a população sobre a diferença entre a paquera e o assédio. Temos reunido um bom número de pessoas nessa causa”.

Ações durante o Carnaval – Até a Terça-feira de Carnaval, o Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, realizará abordagens educativas em bandas e blocos de Manaus para levar informação sobre temas voltados para direitos das mulheres, crianças e adolescentes, LGBT, idosos, discriminação racial e Pessoas com Deficiência (PcD). Neste fim de semana, as equipes do órgão estarão nas tradicionais bandas da Bica e da Difusora, no sábado (15/02), e na do Boulevard, no domingo (16/02).

FOTOS: Arthur Castro/Sejusc

Publicidade

Leia mais

Ao ver seu número de seguidores, João se choca: “É real isso aqui?”

elayne

Sarah revela que sua mãe fez amizade com a mãe de Gil: “Grandes amigas”

elayne

A Caixa Mágica do Natal’ marca o recomeço para trabalhadores da cultura

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais