Em contagem regressiva para o #SouManaus Passo a Paço 2022, o maior festival de artes integradas da região Norte do Brasil, que acontece na área portuária de Manaus nos dias 3, 4, 5 e 6/9, a Prefeitura de Manaus terá a primeira ocupação de um dos imóveis do “Nosso Centro” durante o evento. Será a ativação da base provisória da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), em ação com projeto elaborado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), onde funcionava um antigo estacionamento desativado na avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul.
A área conta com edificação e 545,77 metros quadrados, incluindo terreno, ficando em frente à extinta sede da Companhia Energética do Amazonas (Ceam). O imóvel passa por serviços de melhoria e adequação para a ativação.
“A base provisória começa a dar apoio de segurança a todos os serviços que serão realizados e aos projetos para o centro histórico, iniciando com o #SouManaus, agora em setembro. Vamos concentrar meios e materiais nesta iniciativa, que é possível graças à parceria com o Implurb, para ocupar de maneira confortável e digna, trazendo mais eficiência e eficácia aos trabalhos da Guarda Municipal na região”, disse o secretário da Semseg, Sérgio Fontes.
A Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento (Manauscult), o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e Semseg, terão atuação especial no monitoramento em todo o perímetro do festival, com mais de 150 câmeras de alta tecnologia em uso, mapeadas em pontos estratégicos para a ampliação da cobertura.
Dois caminhões cedidos pelo governo do Estado, cada um com suporte de dez lentes, também estarão em operação nas datas.
No #SouManaus cerca de 113 guardas municipais, 135 policiais militares e nove bombeiros estarão envolvidos no esquema de segurança, por dia.
Esse será o primeiro passo para a ativação concreta dos planos de segurança pública da gestão David Almeida no Centro. Para o secretário Fontes, os planos são ambiciosos e vão transformar a rotina, a vida e a cara dessa área da capital que, ao longo dos últimos anos, sofreu um processo de decadência urbana e abandono. “Com essa base temporária estaremos no epicentro dos trabalhos que serão realizados pela gestão David Almeida para o ‘Nosso Centro’, dando apoio a esta iniciativa fundamental”, completou.
A Prefeitura de Manaus está atuando de forma integrada em intervenções para o amplo programa “Nosso Centro”. A necessidade da base surgiu durante as reuniões da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo prefeito David Almeida pelo decreto municipal nº 5.034/2021.
— — —
– Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Antônio Pereira / Semcom