Conexão Amazônica
GERAL

Bens comuns são tema de webinário internacional de urbanismo entre Itália e Prefeitura de Manaus

Publicidade

Prefeitura de Manaus participa, no próximo dia 28/10, de webinar internacional com o tema “Bens Comuns: Experiências de Nápoles, Manaus e São Paulo”, evento realizado pelo Programa de Cooperação Urbana e Regional América Latina (Iurc-LAC), às 10h (horário Manaus), com duração de 75 minutos. O webinário terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português e contará com transmissão pela plataforma Zoom, com inscrições abertas neste link.

De Manaus, representando o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, participa do evento apresentando dados da visita de técnicos da Prefeitura de Manaus a Nápoles e a importância do uso de bens comuns para o centro histórico da capital e de prédios abandonados, permitindo seu reuso e ocupação.

Publicidade

Experiências italianas serão apresentadas por Nicola Masella e Giuseppe Micciarelli, que vão expor melhores práticas e lições de espaço urbanos ocupados, que passaram a servir de laboratórios para atividades culturais e democráticas a partir da governança coletiva. Rodrigo Savazoni é escritor, pesquisador e gestor cultural de São Paulo, e vai abordar casos de sucesso latino-americanos.

“Vamos tratar de como se usa o imóvel público como oferta, para que a sociedade civil possa usufruí-lo. São vários os usos e atividades múltiplas, reunindo setores, de modo que o modelo funciona muito bem para locais como Manaus. E acaba desonerando o poder público, com um bem que passa a ter uma gestão pelos próprios usuários, tendo contas e manutenção arcadas pelo grupo gestor”, comentou Andrade.

A ideia é que a sociedade civil organizada, incluindo associações e cooperativas, possam gerir alguns prédios públicos que sejam disponibilizados como bens comuns. “Essa experiência já funciona na Europa e pode ser trazida para a América do Sul, tendo o Iurc como elemento intermediador de melhores práticas”, completou o vice-presidente.

Parceria

Desde o ano passado, Manaus integra o grupo Iurc, a partir de um termo de cooperação assinado com o Implurb. Dentro do programa, a cidade parceira de Manaus é Nápoles, e representantes técnicos da autarquia participam de encontros virtuais, troca de experiência em regeneração urbana, sustentabilidade urbanística e perspectivas, incluindo workshops e webinários.

É foco da gestão do prefeito David Almeida fortalecer a capacidade da administração pública para projetar, desenvolver e implantar planos e projetos que promovam o ambiente sustentável e inclusivo no planejamento. “A sustentabilidade segue em alta e as ações de governo com foco nas pessoas é uma tendência, para que a comunidade possa usufruir das cidades com qualidade de vida e organização”, completou o vice-presidente do Implurb.

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus licencia quase 3,5 milhões de m² em área de alvará nesses 1.000 dias de gestão

elayne

Febre aftosa: segunda etapa da campanha terá cerca de 260 mil doses de vacina em 41 municípios

elayne

Mais de 20 animais são resgatados de área de deslizamento em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais