Conexão Amazônica
GERAL

Bernardo Cabral é homenageado pela OAB-AM

Publicidade

Relator da Constituição Federal de 1988, Bernardo Cabral atuou em diferentes cargos políticos tanto no Amazonas quanto no cenário nacional.

Relator da Constituição Federal de 1988, Bernardo Cabral atuou em diferentes cargos políticos tanto no Amazonas quanto no cenário nacional.

Publicidade

O amazonense Bernardo Cabral foi homenageado, na quarta-feira (27), durante a abertura do V Congresso de Direito Tributário, sediado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM).

Na ocasião, o ex-político e constituinte recebeu, de maneira on-line, a placa de homenagem das mãos do presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça.

“O senador Bernardo Cabral foi muito além. Deixou um legado eterno. Essa homenagem representa uma dedicação na defesa do direito e a busca da verdade e o estado democrático de direito”, discursou o presidente.

Após receber a placa de homenagem, Bernardo agradeceu e afirmou que nenhum estado por onde passou foi mais significativo que o Amazonas.

“Estou profundamente emocionado. Quando eu recebi esse convite, fiquei muito feliz. Isto me dá uma satisfação imensa. Nenhum estado que passei em toda a minha vida, me deu tanta alegria. A semente foi plantada na advocacia amazonense e é realmente muito gratificante apoiar esta comissão e a defesa da Zona Franca de Manaus, pois ela revolucionou o Estado”, disse emocionado.

Bernardo Cabral

Bernardo Cabral carrega uma carreira política de simbolismo para o estado, como quando atuou como ministro da Justiça e foi relator da Constituição Federal de 1988.

Cabral também atuou como advogado, jornalista, promotor, chefe de polícia e psicólogo. Aos 30 anos, deu início à carreira política. Presidiu o Conselho Federal da OAB no biênio 1981-1983.

Foi ainda membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, da Academia Internacional de Direito Comparado, fundador do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas e das associações Amazonense e Brasileira de Imprensa, além de professor da Faculdade de Direito do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB).

É casado com Zuleide da Rocha Bernardo Cabral. O filho do político, Júlio Cabral, foi deputado federal por Roraima de 1991 a 1995 e presidente da primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE).

— Foto: Ingrid Anne/OAB-AM

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus ordena e regulariza comerciantes de café da manhã regional

elayne

Bolsonaro volta a dizer que vetará projeto que legaliza jogos de azar

elayne

Prefeitura de Manaus oferta 50 vagas gratuitas para workshop ‘Insta Expert’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais