Conexão Amazônica
CULTURA

Blocos e escolas de samba do Grupo Experimental se apresentam na zona norte

Publicidade

Festa acontece também na sexta e no domingo (10 e 12/02) e traz como destaque a abertura do “Esquenta do Carnaboi”

Resgatar a história do Carnaval amazonense e reviver uma época em que os desfiles aconteciam, de maneira informal, no Centro de Manaus, é uma das propostas do “Carnaval do Povão”. O projeto traz o Grupo Experimental, formado por blocos de rua e escolas de samba, para desfilar em uma estrutura montada na praça Mindu Norte, alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. A programação acontece nesta quinta e sexta-feira e no domingo (9, 10 e 12/02), a partir das 20h, com entrada gratuita.

Publicidade

A atração integra o conjunto de ações do “Carnaval na Floresta – Amazonas 2023 Governo do Amazonas apresenta ações integradas e investimento de R$ 13 milhões para o ‘Carnaval na Floresta’”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Idealizado pelo Instituto de Inovação Desportivo e Cultural do Amazonas (Idama) e pela União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam), o Carnaval do Povão acontece pela primeira vez em Manaus.

O secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que o evento leva as atrações carnavalescas para próximo das comunidades e movimenta a economia criativa.

“Com o projeto, moradores de várias zonas de Manaus têm acesso a uma programação de Carnaval, além de incentivar a formação de novos blocos e escolas de samba. A comunidade e os moradores dos bairros adjacentes também encontram a oportunidade de reforçar a renda com venda de produtos, confecção de fantasias e adereços, entre outras atividades que fazem parte da cadeia produtiva do Carnaval”, disse Apolo.

Programação

Na quinta-feira, primeira noite do “Carnaval do Povão”, desfilam, a partir das 20h, os blocos de rua. Na sexta será a vez das escolas de samba levarem para a avenida o enredo e a alegria dos foliões, em 40 minutos de apresentação para cada. As agremiações seguem a seguinte ordem:

20h – GRES do Amor
20h40 – GRES União Leste
21h20 – GRES Mocidade da União
22h – GRES Império do Cajual
22h40 – GRES Acadêmicos do Rio Negro

No domingo, às 14h, os foliões vão conhecer a agremiação campeã, que sobe para o Grupo de Acesso B das Escolas de Samba de Manaus. No mesmo dia, às 19h, será dada a largada para o ritmo do “dois pra lá e dois pra cá”, com a abertura do “Esquenta do Carnaboi”. Mais de 30 atrações se apresentam dando o início à temporada bovina de ensaios em Manaus.

Após a abertura no Novo Aleixo, o “Esquenta do Carnaboi” será realizado de 13 a 22 de fevereiro, no parque Largo do Mestre Chico, na Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus. No local, das 19h até meia-noite, os artistas se apresentam com as melhores toadas dos bois Caprichoso e Garantido. O esquenta é um “aquecimento” para a tradicional festa do Carnaboi, que acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

FOTOS: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus encerra ‘Primavera dos Museus’ ocorrida simultaneamente com outros estados

elayne

Espaço gastronômico no P.10 terá música ao vivo no almoço, neste sábado (26)

Daly Ruiz

Prefeitura abre exposição ‘Homenagens, Lembranças e Saudades’ no Museu da Cidade de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais